Rússia e EUA realizam nova rodada de consultas em Istambul em 10 de abril

O departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (8) que as delegações americana e russa vão se reunir pela segunda vez em Istambul no dia 10 de abril para discutir “exclusivamente” a estabilização das operações bilaterais das embaixadas.

Em uma coletiva de imprensa diária, a porta-voz do departamento de Estado, Tammy Bruce, disse que as discussões não vão incluir nenhuma questão política ou de segurança.

“A Ucrânia não está, absolutamente não está na pauta”, disse Bruce.

“Essas conversas estão focadas exclusivamente nas operações de nossa embaixada, não na normalização de um relacionamento bilateral em geral, o que só pode acontecer, como observamos, quando houver paz entre a Rússia e a Ucrânia“, acrescentou.

Uma fonte diplomática disse anteriormente que as conversas devem ocorrer no consulado russo em Istambul.

Em fevereiro, equipes russas e americanas se reuniram em Istambul para tentar restaurar o funcionamento normal de suas embaixadas. Concentradas estritamente nas condições para os diplomatas de cada país, as discussões proporcionaram um teste inicial da capacidade de ambos restabelecerem relações mais amplas.

A Rússia e os Estados Unidos expulsaram diplomatas e limitaram a nomeação de novos funcionários em suas missões em medidas de retaliação na última década, deixando suas embaixadas com poucos funcionários.

Mais cedo nesta terça-feira, a agência de notícias estatal russa TASS informou que as delegações da Rússia e dos EUA se reuniriam para consultas em Istambul nos próximos dias, citando o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Autoridades americanas e russas também se reuniram em fevereiro na capital saudita, Riad, para discutir como acabar com a guerra na Ucrânia, parte de uma reaproximação mais ampla com Moscou buscada pelo novo governo Trump.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia e EUA realizam nova rodada de consultas em Istambul em 10 de abril no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.