Policiais recebem curso para atuar no combate à violência doméstica em Campo Grande


Treinamento faz parte das medidas do poder público para reforçar o combate aos crimes de violência contra a mulher. Policiais irão atuar como oficiais de justiça para auxiliar no cumprimento de medidas protetivas de urgência.
TJMS
Policiais que atuarão como oficiais de justiça para auxiliar no cumprimento de medidas protetivas de urgência estão recebendo, a partir desta terça-feira, um curso de formação, na Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (EJUD-MS), em Campo Grande (MS).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O curso tem 62 alunos, sendo 42 policiais militares, 12 policiais civis e 8 servidores do Judiciário. Os policiais da turma se ofereceram como voluntários para integrar a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Eles devem começar os trabalhos até o início de maio.
O treinamento faz parte das medidas do poder público para reforçar o combate aos crimes de violência doméstica. A primeira turma aprendeu sobre diversos temas, como noções jurídicas, Lei Maria da Penha e como lidar com mulheres em situação de vulnerabilidade.
Conforme a juíza e coordenadora pedagógica da EJUD-MS, Kelly Garpar Duarte, o objetivo é capacitá-los para o cumprimento adequado das medidas protetivas, como a retirada do agressor do lar e a aproximação proibida. Além disso, eles também aprenderão a atuar como oficiais de justiça, elaborando certidões e conhecendo a rede de apoio.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registrados cerca de 5.500 boletins de ocorrência por violência doméstica em Mato Grosso do Sul neste ano. No ano passado, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) expediu aproximadamente 5.000 medidas protetivas.
Saiba como denunciar e buscar ajuda:
Emergências: Se a agressão estiver acontecendo no momento, ligue imediatamente para o número 190.
Denúncias: Ligue para o número 180. O atendimento é sigiloso e oferece orientações para denúncias sobre violência contra mulheres. O telefonema pode ser feito a qualquer hora, todos os dias. Também está disponível o WhatsApp – (61) 9610-0180.
Perigo: Caso esteja em risco, procure a delegacia mais próxima e acione a polícia pelo número 190.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.