PM é demitido após envolvimento em assalto e uso de veículo roubado no CE

A Controladoria Geral de Disciplina (CGD) do Estado do Ceará determinou a demissão do soldado da Polícia Militar Iury Bonfim Ribeiro, acusado de dar apoio a um assalto e trafegar com um veículo roubado em Fortaleza. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (14).

Segundo a CGD, no dia 22 de janeiro de 2022, o soldado Iury Bonfim estava em um Jeep utilizado como apoio a indivíduos que cometeram um assalto em frente a uma padaria no Bairro de Fátima, na capital cearense. Na ocasião, os suspeitos conseguiram fugir.

Três dias após o crime, o policial foi preso ao ser flagrado dirigindo o mesmo veículo usado no assalto, que circulava com placas clonadas. A polícia constatou que o automóvel havia sido roubado no Bairro Montese, em 17 de janeiro daquele ano.

A Controladoria instaurou um Conselho de Disciplina, conforme publicação no Diário Oficial nº 10, de 15 de janeiro de 2024, para apurar a conduta do militar. O procedimento concluiu que o soldado cometeu transgressões disciplinares graves, incluindo o crime de receptação dolosa, violando normas e compromissos éticos esperados de um policial militar.

Na decisão, a CGD destacou que as provas foram suficientes para comprovar as infrações disciplinares atribuídas ao soldado. “Ficou evidente que o aconselhado não apenas violou a lei, mas também comprometeu a imagem e a credibilidade da corporação perante a comunidade que jurou proteger e servir”, afirmou o órgão no despacho oficial.

Com isso, a Controladoria considerou Iury Bonfim Ribeiro incapaz de permanecer nos quadros da Polícia Militar do Ceará, formalizando sua demissão. 

O soldado ainda poderá recorrer da decisão. A CNN não localizou a defesa de Iury Bonfim até a publicação desta matéria. 

*Sob supervisão 

Este conteúdo foi originalmente publicado em PM é demitido após envolvimento em assalto e uso de veículo roubado no CE no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.