A Vale publicou, nesta terça-feira (15), uma queda de 4,5% na sua produção de minério de ferro no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2024, em meio a um impacto de chuvas no Sistema Norte, enquanto as vendas cresceram com o uso de estoques.
Uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, a Vale produziu 67,7 milhões de toneladas da commodity entre janeiro e março, conforme o plano de produção da companhia, informou a mineradora em seu relatório de produção.
Apesar do recuo, a Vale destacou que o avanço dos projetos VGR1, no Sistema Sul, e Capanema, no Sistema Sudeste, garantiram “uma maior flexibilidade operacional e aderência ao guidance de produção para 2025”.
A Vale espera produzir entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas de minério de ferro em 2025, reafirmou a empresa no relatório.
As vendas de minério de ferro da mineradora, por sua vez, cresceram 3,6% na mesma comparação, para 66,1 milhões de toneladas, “impulsionadas pela flexibilidade da cadeia estendida da Vale, utilizando estoques avançados”, disse a empresa.
O preço médio realizado dos finos de minério de ferro da Vale foi de US$90,8 por tonelada no trimestre encerrado em março, queda de quase 10% em relação ao mesmo período do ano anterior e declínio de 2,4% ante o último trimestre de 2024.
Relembre 6 acontecimentos de destaque em 2024 na economia do Brasil
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vale: produção de minério de ferro soma 67,7 mi toneladas no 1° tri no site CNN Brasil.