Marcelo Moretti, presidente do clube argentino San Lorenzo, está sendo acusado de receber propina para contratar um jogador. Um vídeo do dirigente recebendo dinheiro da mãe de um atleta foi divulgado pelo programa Denuncia, do Canal 9, nessa segunda-feira (21).
A mulher denunciou Moretti após ele cobrar 25 mil dólares (aproximadamente R$ 146 mil) para que o filho dela pudesse jogar nas categorias de base do clube. O momento da transação monetária foi gravado por uma câmera escondida.
Segundo o jornalista Tomás Méndez, apresentador do programa, a mulher teria feito o pagamento em duas partes. Em fevereiro de 2024, ela teria pago 20 mil dólares e, em maio do mesmo ano, cinco mil dólares.
Dios mío, ¿cómo te vas a regalar así? Esto debe pasar en todos los clubes prácticamente, pero Moretti se comió la cámara oculta del siglo.
No recuerdo muchos materiales fílmicos tan explícitos como este. No sé cómo va a seguir al mando de San Lorenzo. pic.twitter.com/F8WSQmk9nV
— Julianismo 𝑴𝑱 (@_MateoMJ) April 22, 2025
Na conversa, Moretti cita que o jogador contratado seria colega de equipe de um de seus filhos. O presidente azulgrano cita, ainda, Néstor Ortigoza, ídolo do El Ciclón e dirigente do clube na época, dando a entender que ele estaria ciente da transação. Ortizoga deixou o cargo na diretoria em setembro, após uma denúncia de violência doméstica.
O diretor de Estudos para o Desenvolvimento Nacional da Argentina, Francisco Sánchez Gamino, também apareceu na gravação. Ele foi destituído do cargo na manhã desta terça-feira (21).
Até o momento, nem Marcelo Moretti, nem o San Lorenzo se pronunciaram sobre o caso. O Canal 9 disse que irá exibir mais denúncias nesta terça (21).
Morte do papa Francisco
A denúncia foi feita na noite de um dia de emoção para o San Lorenzo. O papa Francisco, torcedor declarado do clube, morreu nessa segunda, aos 88 anos, no Vaticano. Pela manhã, o clube publicou uma homenagem ao pontífice.
“Ele nunca foi apenas um e sempre foi um de nós. Corvo como um menino e como um homem… Corvo como um padre e cardeal… Corvo também como Papa”, disse o clube em nota oficial.
O clube argentino destacou as ações de Francisco não só dentro do clube, mas também com os torcedores. O papa era sócio-torcedor do San Lorenzo.
“Ele sempre transmitiu sua paixão pelo Ciclone: quando ia ao Viejo Gasómetro ver o time de 46, quando confirmava Angelito Correa na capela da Cidade Deportiva, quando recebia os visitantes azulgranos no Vaticano, sempre com total alegria… Sócio nº 88235”, escreveu o clube.
“De Jorge Mario Bergoglio a Francisco, uma coisa nunca mudou: seu amor pelo Ciclone. Envoltos em profunda dor, de San Lorenzo, hoje dizemos a Francisco: Adeus, obrigado e até logo! Estaremos juntos pela eternidade!”, finalizou a nota.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dirigente do San Lorenzo é acusado de aceitar propina para contratar atleta no site CNN Brasil.