Áreas de instabilidade começaram a se formar, nesta quarta-feira (23), devido a passagem de um ciclone extratropical próximo à costa da região Sudeste do país, provocando mudança de tempo em toda a região Centro-Sul.
Temporais são previstos, principalmente, na região oeste do Mato Grosso do Sul e, a partir de quinta-feira (24), no restante do estado, além do Paraná, no norte de Santa Catarina e no estado de São Paulo.
Segundo a Climatempo, essa mudança de tempo deve provocar ventania e granizo, podendo alcançar rajadas de ventos que devem variar de 60 a 80 km/h.
A chuva se mantém frequente no estado de São Paulo até sexta-feira (25), mas diminui na região Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul.
Para São Paulo, há uma queda no risco de ventania e granizo, mas são esperados grandes acumulados, principalmente nas faixas leste e norte do estado, incluindo a capital paulista.
“Em virtude dos altos acumulados estimados, há condições para a formação de alagamentos e/ou enchentes e deve-se dar atenção especial em áreas de encosta, por causa do risco de deslizamentos. Por causa dos ventos fortes, também ressalta-se o potencial de queda de galhos e/ou árvores”, afirma a Climatempo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ciclone extratropical: quatro estados estão em alerta para temporais no site CNN Brasil.