
O presidente do San Lorenzo, Marcelo Moretti, revelou ter pedido permissão ao papa Francisco para batizar o novo estádio do time com o nome do pontífice. Segundo Moretti, o encontro aconteceu em setembro de 2024, quando o cartola visitou o Santo Padre, que era torcedor do time, como representante institucional do clube.
Ainda de acordo com o presidente, Francisco autorizou que o clube de Almagro utilizasse seu nome no novo estádio como forma de homenagem. Além disso, o pontífice também assinou uma camisa simbólica, que será exposta na inauguração da arena, prevista para 2026. O espaço poderá receber até 50 mil torcedores, e está localizado no bairro de Boedo, onde o antigo campo do clube ficava.
Papa Francisco x San Lorenzo
Criado no bairro de Flores, mesmo local de origem do San Lorenzo, o papa Francisco, nascido Jorge Bergoglio, se tornou torcedor do clube ainda criança, quando seu pai, Mario Giuseppe, o levava para o estádio. Após assumir o mais alto da igreja em 2013, a paixão de Francisco pela equipe de Buenos Aires veio à tona, algo que ele também nunca tentou esconder.
Em 2008, o Santo Padre recebeu uma carteira de sócio do clube, após ele ser o sacerdote responsável pela missa em ação de graças do centenário do clube. Além disso, em mensagem divulgada pelo site “futebol portenho”, o papa relembrou o sentimento pelo clube na infância.
O papa também teve a oportunidade de ver o San Lorenzo conquistar pela primeira vez a Copa Libertadores da América. A conquista aconteceu no início de seu papado, e o clube solicitou uma audiência oficial para que Francisco abençoasse a taça.
“Ao ler suas palavras, estão vindo à minha memória belas lembranças, começando desde a minha infância. Seguia, aos dez anos, a gloriosa campanha de 1946. Aquele gol de Pontoni!”, escreveu Francisco.
Francisco morreu na madrugada de segunda-feira (21), enquanto se recuperava de uma internação de 38 dias por conta de uma pneumonia. Ele será enterrado na Basílica, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Com informações da BandNews