Quando começa o Enamed? Entenda nova avaliação para cursos de medicina

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na quarta-feira (23), a criação do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O exame vai avaliar os cursos de medicina no Brasil. Além disso, o resultado obtido poderá ser usado para tentar uma vaga na residência médica.

O MEC prevê que cerca de 42 mil pessoas, entre estudantes e médicos já formados que desejam tentar vagas por meio do Exame Nacional de Residência (Enare) façam a primeira edição da avaliação.

Veja perguntas e respostas sobre o Enamed:

Quando vai começar?

Segundo o MEC, o início das inscrições para a prova está previsto para julho. O Enamed será obrigatório para os estudantes concluintes da graduação em medicina.

Quando serão as provas?

A aplicação será anual. Neste ano, ela está prevista para outubro. O resultado deve sair em dezembro.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, uma segunda etapa do Enamed ainda deve ser criada. Nessa fase, serão avaliados os estudantes que estão no meio do curso de medicina. Ainda não há data para que ela seja implementada.

O Enamed será realizado em todo o Brasil?

A prova será aplicada em 200 municípios. Ao todo, 300 cursos de medicina vão ser avaliados.

Qual será o valor da taxa de inscrição?

Estão isentos de taxa os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e não pretendem utilizar os resultados do Enamed para ingressar na residência por meio do Enare.

Nos casos em que o candidato pretende utilizar os resultados do Enamed para o Enare, é necessário se inscrever no Enare e pagar uma taxa de inscrição (exceto casos de gratuidade previstos em edital). Na última edição, o valor foi de R$ 330.

Quem é o público-alvo do Enamed?

  • Estudantes de medicina inscritos no Enade, que indicarão seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Enare;
  • Médicos interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare, inscritos no Enamed, no período a ser estabelecido no edital do Exame.

Como vai funcionar a prova?

A nova avaliação vai usar os mesmos critérios de pontuação do Enare para selecionar candidatos a vagas de residência médica. Ao todo, a prova será composta por 100 questões de múltipla escolha. A avaliação vai abranger todas as áreas previstas nos currículos dos cursos de medicina:

  • Clínica geral
  • Cirurgia geral
  • Ginecologia
  • Obstetrícia
  • Pediatria
  • Medicina da família e comunidade
  • Saúde mental
  • Saúde coletiva

Veja os cursos de Medicina que tiveram nota máxima em avaliação do MEC

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quando começa o Enamed? Entenda nova avaliação para cursos de medicina no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.