
O Ministério da Previdência confirmou que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tiveram descontos indevidos em seus contracheques referentes a mensalidades de associações e sindicatos, receberão a devolução dos valores no pagamento de maio. Inicialmente, serão restituídas as cobranças realizadas no mês de abril, enquanto os descontos feitos anteriormente ainda serão analisados por uma força-tarefa da Advocacia-Geral da União (AGU).
Operação revela esquema irregular
A decisão de suspender todos os descontos relacionados a entidades no contracheque dos segurados foi tomada após uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), realizada na última quarta-feira (23). A investigação revelou um esquema de cobranças não autorizadas, gerando consequências significativas no alto escalão do INSS.
Como resposta às irregularidades apuradas, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado de suas funções. Além dele, cinco servidores e um policial federal também foram retirados de seus cargos por suspeita de envolvimento no esquema de descontos ilegais.
Orientações para os segurados
O governo destacou a importância de os aposentados e pensionistas ficarem atentos aos pagamentos de maio. Caso seja identificado algum valor estranho ou não autorizado, os segurados devem procurar o INSS para esclarecimentos e resolver eventuais problemas.
Essa devolução e as medidas tomadas fazem parte de uma iniciativa para corrigir irregularidades e garantir a proteção dos direitos dos beneficiários, reafirmando o compromisso do governo em combater ações que prejudicam os aposentados.
O post Aposentados do INSS receberão devolução de descontos ilegais em maio apareceu primeiro em Rádio Super FM 99,9.