O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (26) que a guerra entre Rússia e Ucrânia “está ficando sem explicação”, e pediu que os líderes dos países envolvidos no conflito encontrem uma solução.
A declaração foi dada a jornalistas na saída de Lula do funeral do papa Francisco, ao ser questionado sobre o encontro de Donald Trump com Volodymyr Zelensky na ocasião.
“Eu não sei o que eles [Trump e Zelensky] conversaram, não posso intuir a conversa. Eu acho que o que é importante é que se converse para ver se encontram uma saída para essa guerra, porque essa guerra está ficando sem explicação, ou seja, ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz”, declarou.
Lula também disse que é preciso resolver a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, pontuando sobre a “violência” cometida pelo governo de Benjamin Netanyahu.
“O Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois [Trump e Zelensky] sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução, e não só para a Ucrânia e para a Rússia, mas também para a violência que Israel comete na Faixa de Gaza”, afirmou o petista.
O presidente brasileiro ressaltou que não chegou a ver o presidente dos Estados Unidos porque havia muitas pessoas na cerimônia e, portanto, não teve a oportunidade de cumprimentá-lo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Guerra está sem explicação, diz Lula sobre encontro de Trump e Zelensky no site CNN Brasil.