O ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), declarou, neste sábado (26), que deseja disputar a eleição para o governo de São Paulo em 2026, no entanto, aguarda aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Olha, pré-candidato de verdade, você tem um período, que é a partir do ano que vem, mas o desejo de disputar a eleição eu tenho. Claro que a gente faz parte do governo federal e estamos aguardando o presidente Lula, como ele enxerga o quadro, mas tenho a impressão que caminha para um apoio”, disse França durante o Congresso do PSB, em São Paulo. O evento contou com a presença do presidente em Exercício, Geraldo Alckmin.
“É claro que o apoio do presidente é essencial. Mas eu tenho uma característica diferente [em relação a candidatos do PT]. Eu sou mais ao centro. Então, por exemplo, servidor público, polícia militar, polícia civil, algumas ordens fechadas de grupos, inclusive evangélicos, muitos acompanham. Então eu penso que eu posso ampliar um pouco para ele [Lula] também, facilitar um pouco pro presidente”, acrescentou o ministro.
Márcio França destacou ainda que consultou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que disputou o governo de São Paulo nas eleições de 2022, e perdeu para o atual gestor, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e teve resposta positiva para concorrer ao pleito em 2026.
“Dessa eleição, a primeira pessoa que eu procurei foi o Haddad e o Haddad me disse que não gostaria de disputar, então me sinto a vontade pra disputar as eleições. É claro que, como todas as eleições, com um ano e pouco pra frente, é difícil você prever se tudo vai encaixar, mas no nosso campo, não tem tanta disputa como tem do outro lado”, disse o ministro do Empreendedorismo.
Apoio do PSB
De acordo com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), Márcio França em “total confiança” da direção nacional do PSB para guiar o partido na eleição de 2026 em São Paulo.
“É claro que Márcio tem total propriedade para poder conduzir isso, legitimidade e há muita confiança”, afirmou o prefeito, na saída de evento na Fundação FHC, em São Paulo, na quinta-feira (24).
“Nós temos confiança na condução de Márcio e de poder, no tempo certo, tomar as decisões. Eu acho que agora é o tempo de você ir desenhando o projeto, ir apresentando teses e consolidando a caminhada”, afirmou João Campos.
França governou São Paulo entre abril e dezembro de 2018, assumindo o cargo após o hoje vice-presidente Geraldo Alckmin – então, no PSDB; hoje, seu colega de partido — abdicar do cargo para disputar a eleição presidencial daquele ano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Márcio França diz aguardar aval de Lula para se lançar ao governo de SP no site CNN Brasil.