Uma operação de fiscalização pelos rios da Amazônia apreendeu mais de 1 tonelada de drogas na última sexta-feira (25), nas proximidades do município de Óbidos, no oeste do Pará.
O crime foi descoberto por agentes da Polícia Militar e Civil da Base Fluvial Candiru, durante duas ações contra embarcações que navegavam pelo Rio Amazonas.
Segundo as investigações, o material, identificado como maconha do tipo skank e “papel picado” feito à base de cocaína, saiu de Manaus (AM) com destino a Santarém (PA).
O primeiro flagrante ocorreu durante uma inspeção de rotina no empurrador “Flor da Terra”, onde foram encontrados 153 tabletes de maconha, totalizando 166,625 kg.
As drogas estavam escondidas em compartimentos da lataria de veículos transportados pela embarcação e foram localizadas com a ajuda do cão farejador Isis. O material foi apreendido e será periciado.
Na segunda abordagem, no empurrador “Ana Beatriz”, também a caminho de Santarém, o cão sinalizou a presença de drogas em 18 sacos de “papel picado”, com peso aproximado de 850 kg.
Um narcoteste realizado por equipes da Receita Federal apontou que o material era produzido com cocaína — uma nova modalidade de transporte de entorpecentes, identificada e interceptada pela primeira vez no Pará.
Segundo apurações iniciais, a droga transportada nesse formato dificulta a detecção por equipamentos eletrônicos. No entanto, graças à atuação dos cães farejadores, o carregamento foi apreendido.
Ainda durante as buscas no interior da embarcação “Ana Beatriz”, agentes encontraram seis tabletes de skank escondidos nos forros dos banheiros, totalizando 3,677 kg.
Por se tratar de uma área de livre circulação de passageiros e tripulantes, não foi possível identificar os responsáveis pela droga, que também foi apreendida.
De acordo com a Polícia, o total apreendido nas duas embarcações foi de 1.020,302 kg de entorpecentes. Todo o material foi encaminhado à Base Candiru para procedimentos de perícia.
Os comandantes das embarcações foram ouvidos e o caso segue sob investigação para identificar os principais responsáveis pelo tráfico.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rota do tráfico: uma tonelada de drogas é apreendida no rio Amazonas no site CNN Brasil.