Das 32 seleções que disputaram a Copa do Mundo do Catar, 31,25% utilizaram camisas com cores diferentes das presentes nas bandeiras nacionais. O levantamento inclui as camisas principais e reservas.
O site Footy Headlines afirmou que camisa da Seleção Brasileira usaria uma camisa vermelha na Copa de 2026, na América do Norte. A CBF e a Nike negaram que a camisa seja oficial.
Das 32 equipes, 10 tinham cores exógenas aos estandartes. O branco era o mais comum, no Catar, presente em cinco uniformes. O azul está na segunda posição, com três camisas.
Do azul ao laranja, mas nem sempre com vermelho
O Japão também usa o azul em suas camisas principais. Segundo a federação japonesa, a ideia é evitar semelhança com camisas de vizinhos asiáticos que possuem o vermelho na bandeira, a exemplo da China.
Outros países usaram o azul. A cor está presente na bandeira do Reino Unido, porém é ausente no vermelho e branco da bandeira de São Jorge que representa a Inglaterra. Seleção chamada de “La Roja” (a vermelha, em espanhol), a Espanha tinha a cor azul estampada em sua camisa dois.
A tradição também se manteve com a Laranja Mecânica, a Holanda, que tem vermelho, azul e branco na bandeira, porém o uniforme principal é laranja, cor da família real Orange-Nassau.
O branco
Já a cor mais comum, o branco, apareceram nos uniformes principais da Alemanha, Senegal, Gana e nas camisas dois de Marrocos e Camarões.
Para os alemães, por exemplo, a cor branca faz referência à Prússia, antigo reino ao noroeste do território que liderou o processo de unificação do território da Alemanha, no século XIV, sob liderança de Otto Von-Bismarck.

Até verde e amarelo?
Na Copa de 2022, os dois uniformes brasileiros tinham o tradicional verde e amarelo. Porém, a Austrália, por exemplo, que tem azul, branco e vermelho na bandeira, adota o verde e amarelo no uniforme um. Esta é, inclusive, uma tradição no esporte australiano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quase um terço das seleções usaram cores diferentes das bandeiras em 2022 no site CNN Brasil.