
O sucesso de um negócio depende da sua localização. Portanto, o primeiro passo para quem está abrindo ou expandindo uma empresa, é encontrar a localização comercial ideal.
Mas como saber se o local e o ponto comercial que está disponível naquele momento são ideais para tornar o empreendimento lucrativo? Eu fiz essa pergunta a vários consultores de empresas. Pois bem, alguns aspectos devem ser considerados. O primeiro deles é o perfil do público consumidor que se deseja alcançar.
Lojas de roupas fitness, por exemplo, podem encontrar bons pontos comerciais em regiões próximas a academias. Por outro lado, se posicionar ao lado de uma rua cheia de fast-foods não é uma opção interessante. Isso significa queé preciso estar onde o cliente está para conseguir vender e ser reconhecido no mercado.
Outro item muito importante é a visibilidade. Os consultores que eu ouvi me alertaram que a visibilidade do imóvel é diferente para quem chega de carro, a pé ou de ônibus. Então é preciso ficar atento aos obstáculos que podem minar a visão da fachada, tais como ponto de ônibus, fiação e árvores.
Para garantir a visibilidade do ponto comercial, deve-se optar por imóveis que tenham o mesmo nível da rua e sem recuos.
Agora se for abrir uma loja em shopping center, deve-se priorizar os pontos próximos à entrada principal, escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncora.
Também é importante considerar o fluxo de pessoas na área. Quanto mais pessoas circulando perto da loja, maiores são as chances de encontrar clientes em potencial. Afinal, o que mais o comércio precisa é ser visto por seus potenciais clientes no dia a dia.
Muitos empresários acreditam que é melhor ter a concorrência bem longe do seu ponto comercial. Este pensamento está correto?
Em alguns casos, escolher uma localização comercial próxima de concorrentes pode ser vantajoso. Por exemplo, um consumidor interessado em comprar uma televisão nova, provavelmente, vai pesquisar preços e modelos em diferentes lojas antes de tomar a decisão. É aí que a proximidade com a concorrência pode ser sua aliada.
Entretanto, vale avaliar bem esse quesito, considerando se isso vale a pena de acordo com o momento da empresa. Quem está começando agora, não é interessante ficar próximo a concorrentes que já estão há anos no mercado e são bem reconhecidos pelo público. Então, o que se aconselha é avaliar com calma e usar o geomarketing para monitorar os concorrentes.
Por fim, não se pode esquecer de ver se o ponto comercial cabe no orçamento. Para tal, deve-se considerar o capital atual, uma previsão de lucros e prazo de retorno. Depois, pesquisar o valor de mercado para imóveis na região desejada e fazer um balanço do melhor custo-benefício.