
Mais de R$ 2 milhões em multas foram aplicados durante a 1ª Operação de Combate ao Desmatamento Ilegal da Mata Atlântica no Paraná de 2025. O balanço foi divulgado hoje (terça) pelo Instituto Água e Terra. A força-tarefa ocorreu entre os dias 27 de abril e 04 de maio em 27 municípios da área de abrangência dos escritórios regionais de Francisco Beltrão e Pato Branco, no Sudoeste do Estado.
No total, foram 141 Autos de Infração Ambiental em uma área equivalente a 244 campos de futebol. Segundo o coordenador da força-tarefa e chefe do escritório regional do IAT em Maringá, Antonio Carlos Moreto, a ação segue uma diretriz do governo Estadual.
O Paraná vem alcançando resultados expressivos no combate ao desmatamento ilegal. O Estado reduziu em 95% a supressão da Mata Atlântica nos últimos quatro anos.
De acordo com o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro Cesar de Goes, os resultados são possíveis graças a intensificação da fiscalização e da aplicação de multas em todo o Paraná.
A denúncia é a melhor forma de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna silvestres. O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque-Denúncia 181.
Reportagem: Lorena Pelanda, com assessoria