O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta quinta-feira (8), o cardeal americano Robert Prevost, eleito como novo papa da Igreja Católica sob o nome de Leão XIV.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula desejou que o pontífice dê continuidade ao “legado do papa Francisco”.
“Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, afirmou o presidente.
Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília) para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso por Prevost como o sucessor de Francisco.
Leão XIV entra para a história como o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.
“Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, finalizou Lula.
Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV.
Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela…
— Lula (@LulaOficial) May 8, 2025
Autoridades Brasileiras
A eleição de Robert Prevost foi comemorada por outras autoridades brasileiras, que também expressaram o desejo de que o novo pontífice dê continuidade ao legado de Francisco, mantendo a missão de fé e diálogo com todos os povos.
O vice-presidente Geraldo Alckimin, afirmou que tem orgulho de se reunir à “alegria” católica. Já Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, desejou “sabedoria, fé e energia” para o novo pontífice.
O presidente do Congresso Nacional, Senador Davi Alcolumbre também se manifestou dizendo que recebeu a noticia com “alegria e respeito” e desejando uma chegada de “luz para os fiéis” que recebem o novo papa.
Em seu discurso inaugural, Leão XIV agradeceu a Francisco e aos cardeais pelos votos recebidos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula saúda novo papa e deseja continuidade ao legado de Francisco no site CNN Brasil.