Presidente do Peru celebra novo papa “peruano”: “20 anos de serviço aqui”

O governo do Peru divulgou, nesta quinta-feira (8), um comunicado da presidente Dina Boluarte, parabenizando Robert Prevost por sua eleição como o novo papa Leão XIV.

Na mensagem, Boluarte ressaltou a nacionalidade peruana de Prevost, que atuou como bispo na Diocese de Chiclayo, no Peru, entre 2014 e 2023.

“Hoje celebramos um momento histórico para o Peru e o mundo: a eleição do cardinal Robert Francis Prevost, cidadão peruano por eleição e coração como o novo papa Leão XIV”, comemorou a presidente.

“Este momento marca não só a primeira vez que um estadunidense [sic] ascende ao trono de São Pedro, mas também a primeira ocasião em que um peruano, com mais de 20 anos de serviço em nossa terra, lidera a Igreja Católica como sumo pontífice. Em nome do governo e do povo do Peru, expressamos nossa imensa alegria e enviamos nossas saudações e um abraço fraterno à Sua Santidade, Leão XIV.”

Quem é o novo papa Robert Prevost?

Robert Prevost tem 69 anos e é natural de Chicago, Illinois. Viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde passou a maior parte do tempo na cidade de Trujillo e posteriormente foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.

Antes de se tornar o líder máximo da Igreja, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”

Depois da experiência missionária na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do Peru celebra novo papa “peruano”: “20 anos de serviço aqui” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.