A Nevion, empresa do grupo Sony especializada em soluções de produção remota e redes IP para mídia ao vivo, lançou um novo white paper que explora diferentes arquiteturas de rede voltadas à produção ao vivo e propõe uma abordagem considerada ideal para redes locais (LAN) com base na tecnologia IP.
No documento, a empresa defende o uso da topologia de rede spine-leaf compartilhada, apelidada de “roxa”, para todas as operações, exceto as de menor porte. Segundo a Nevion, esse modelo oferece maior escalabilidade, melhor aproveitamento de recursos, maior capacidade de tráfego e mais robustez. Embora o modelo tradicional com um roteador IP central ainda seja usado por emissoras para produções ao vivo, ele apresenta limitações em termos de resiliência e capacidade de expansão. Já a topologia spine-leaf segmentada (“vermelho-azul”) apresenta algumas vantagens, mas também limitações em termos de equilíbrio de carga e redundância.
Olivier Suard, vice-presidente de marketing da Nevion, destaca a importância de se projetar uma infraestrutura IP alinhada com as demandas de cada projeto: “A tecnologia IP provocou uma transformação profunda na radiodifusão. Ela oferece agilidade e flexibilidade às operações, mantendo a confiabilidade e o tempo máximo de funcionamento. No entanto, o sucesso na adoção do IP depende de um projeto de rede bem planejado, e esperamos que esse white paper ajude as organizações a enfrentarem esse desafio com mais segurança”.
Site relacionado: https://nevion.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
O post Nevion (Sony) apresenta diretrizes para arquitetura de redes IP em novo white paper apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.