Garrafas PETs são usadas na flutuação de embarcações no Paraná

Garrafas PETs são usadas na flutuação de embarcações no Paraná

Enquanto o plástico segue sendo um dos maiores vilões ambientais do planeta, com uma produção anual que já ultrapassa 460 milhões de toneladas, e apenas 9% desse total sendo reciclado, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma empresa do interior do Paraná decidiu dar um destino bem diferente para milhares de garrafas PET que iriam parar no nos rios e mares.

Uma fábrica de embarcações, é pioneira em utilizar garrafas PET como sistema de flutuação dos barcos, uma solução sustentável que já faz parte da rotina da empresa há mais de duas décadas.

A CEO Raquel Oliveira explicou que são utilizadas por ano cerca de 3 toneladas de plástico que ajudam na flutuação das embarcações.

O sistema é simples e inteligente: as garrafas recicladas são armazenadas dentro de compartimentos nos cascos dos barcos, evitando que toneladas de plástico sejam descartadas de forma inadequada. Segundo Raquel, as garrafas PET reaproveitadas servem como sustentação de vários tipos de embarcações e estruturas flutuantes.

Além das PETs, a empresa também adotou outra prática sustentável que chama atenção: a captação de água da chuva. Toda a água utilizada para lavar os barracões, testar os barcos e fazer a limpeza final das embarcações vem de reservatórios próprios.

A empresa Fluvimar alia um material resistente com uma combinação de sustentabilidade.

Foto: Fluvimar

Reportagem: Juliano Couto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.