
Os moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, terão desconto na conta de água. A medida faz parte de um acordo firmado entre o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta é referente aos problemas no abastecimento de água para a população de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A indenização chega a R$ 15 milhões.
O acordo firmado prevê a não efetivação da cobrança das tarifas de água e esgoto em todas as unidades consumidoras da cidade pelo prazo de 30 dias – a contar de 21 de março de 2025. A Sanepar também se obriga a conceder aos consumidores do município, um desconto adicional de 50% na fatura relativa ao mês seguinte.
Além disso, a Companhia assumiu o compromisso de ampliar e melhorar o sistema de abastecimento do município, como explica o promotor de Justiça Jânio Luiz Pereira.
O acordo foi firmado devido aos problemas de abastecimento que têm sido registrados desde fevereiro em diversos bairros de Ponta Grossa.
A falta d’água gerou impactos e danos aos moradores, incluindo suspensão de aulas, cancelamento de procedimentos hospitalares, interrupção na prestação de serviços públicos e privados em diversos setores, além dos efeitos da incerteza e da insegurança na população quanto à expectativa de normalização do abastecimento.
O acordo também prevê ações de urgência para minimizar o problema da população mais vulnerável.
O Termo de Ajustamento de Conduta ainda precisa ser homologado pelo Conselho Superior do MPPR. A Sanepar foi procurada, mas não comentou sobre o assunto.
Reportagem: Marlon Santiago