Surto de catapora é confundido com Mpox em escolas no Amazonas

Um surto de varicela, doença conhecida como catapora, foi confundido com casos de Mpox em escolas do município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus, no Amazonas. A informação foi esclarecida nesta semana pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) após investigação e análise laboratorial.

De acordo com o órgão de saúde, os exames confirmaram que os casos suspeitos não têm relação com a Mpox, como chegou a ser divulgado inicialmente nas redes sociais e por relatos de moradores.

“Trata-se de varicela, doença viral comum entre crianças, com sintomas semelhantes aos da Mpox, como febre e lesões na pele”, afirmou a diretora-presidente da fundação, Tatyana Amorim.

Medidas adotadas

Segundo o governo do Amazonas, assim que surgiram os primeiros casos, a Secretaria de Saúde atuou em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Iranduba para acompanhar a situação.

Técnicos da FVS participaram de reuniões no município para reforçar estratégias de vigilância, controle e educação em saúde nas unidades escolares afetadas.

“Estivemos em contato direto com a vigilância de Iranduba, oferecendo apoio técnico e orientações sobre o enfrentamento adequado da situação. Os exames laboratoriais confirmaram a varicela, afastando a possibilidade de mpox”, explicou Alexsandro Melo, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS.

A Prefeitura de Iranduba emitiu uma nota em suas redes sociais destacando que “é falsa a notícia de um surto de Mpox no município”. Segundo o comunicado, até o dia 19 de maio de 2025, não houve nenhum caso confirmado nem paciente internado com a doença, tanto em Iranduba quanto em Manaus.

Recomendações às escolas

Para conter a disseminação da catapora e evitar novos episódios de alarme, a FVS-RCP orientou a adoção de medidas de prevenção nos ambientes escolares. Entre as principais recomendações estão:

  • Educação sobre os sintomas e formas de transmissão;
  • Disponibilização de pias com água e sabão ou álcool 70%;
  • Identificação precoce de casos suspeitos, com afastamento imediato dos alunos;
  • Manutenção de ambientes arejados;
  • Combate ao estigma por meio de abordagens empáticas e responsáveis.

Entenda as diferenças

A confusão entre os dois vírus se deve à semelhança inicial nos sintomas, como febre e erupções cutâneas. No entanto, há diferenças significativas:

  • Varicela (catapora): afeta principalmente crianças, com o aparecimento de bolhas que evoluem rapidamente e geralmente causam coceira. A evolução da doença é mais leve e autolimitada na maioria dos casos.
  • Mpox: pode afetar todas as faixas etárias, com lesões mais dolorosas, febre alta persistente, aumento dos gânglios linfáticos e sintomas gerais mais intensos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Surto de catapora é confundido com Mpox em escolas no Amazonas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.