Em 1990, enquanto o mercado buscava motos esportivas cada vez mais potentes, a Harley-Davidson lançou a Fat Boy. Inspirada por uma customização feita no Canadá, a moto foi desenvolvida pela equipe liderada por Willie G. Davidson. O nome “Fat Boy” nasceu de forma espontânea. “Estávamos buscando algo incomum e até irreverente. A moto tinha um visual ‘massudo’, e o nome caiu perfeitamente”, conta o próprio Davidson. A Fat Boy tornou-se uma das motocicletas mais reconhecíveis da história da marca norte-americana, e acaba de ganhar uma edição exclusiva que comemora seus 35 anos – a Fat Boy Gray Ghost, modelo de produção limitada da série Icons Motorcycle Collection, com releituras modernas de motos clássicas da Harley-Davidson, sempre em edições numeradas e com recursos diferenciados. A produção global da Fat Boy Gray Ghost será limitada a 1.990 unidades – uma homenagem ao ano de lançamento do modelo original, em 1990. A série tem previsão de chegada ao Brasil para junho, com volume limitado a 18 unidades para colecionadores e fãs da marca.

“A Fat Boy original modernizou totalmente o visual da Hydra-Glide de 1949 para uma nova geração. Era a união do DNA pós-guerra da marca com o design industrial contemporâneo”, explica Brad Richards, vice-presidente de Design da Harley-Davidson. Prevista inicialmente para ser uma edição limitada, a Fat Boy atravessou três gerações de motorização e evoluções do chassi Softail, mantendo por 35 anos sua presença marcante e estilo inconfundível. A nova Fat Boy Gray Ghost traz acabamento Reflection, que brilha como metal sólido ao sol. A tecnologia utilizada é o revestimento por deposição física de vapor (PVD), até então aplicada apenas em peças pequenas como emblemas e protetores de escapamento. É a primeira vez que a Harley-Davidson utiliza o PVD em peças tão grandes como os para-lamas e o tanque de combustível.

O efeito é complementado por coberturas laterais cromadas, estrutura em prata metálico e elementos que remetem à primeira Fat Boy, como o filtro de ar redondo, detalhes amarelos no motor e acabamentos em couro com costuras e franjas. O emblema tridimensional no tanque resgata o icônico grafismo alado. A numeração da unidade está gravada no console do tanque, enquanto o medalhão da coleção Icons aparece no para-lama traseiro. As rodas Lakester em alumínio fundido exclusivas da Fat Boy reforçam a postura robusta do modelo, calçadas com pneus Michelin Scorcher 11 de alta performance (160/60R18 na dianteira e 240/40R18 na traseira).

A Gray Ghost incorpora os avanços técnicos presentes no modelo 2025 da Fat Boy. O novo motor Milwaukee-Eight 117 Custom tem 101 cavalos e torque de 17,4 kgfm – 7% mais potência e 3% mais torque que a versão anterior. O sistema de escapamento 2-para-2 traz catalisadores individuais e abafadores otimizados. Cabeçotes com novas câmaras de combustão, portas de admissão ovais e válvulas de perfil baixo para mais eficiência e economia são outras inovações do motor. A suspensão foi recalibrada para mais conforto, com garfos dianteiros de 49 milímetros com válvula dupla e ajuste hidráulico de pré-carga traseira sob o assento. A moto traz ainda novos modos de pilotagem eletronicamente ajustáveis: “Road”, “Rain” e “Sport”.

A iluminação é full-led, incluindo farol, lanterna, setas e luz de freio. Uma porta USB-C tem carregamento rápido e entrada reversível. Conectores para roupas eletricamente aquecidas (como luvas, calças e jaquetas) foram reposicionados para acesso facilitado. O painel analógico de 5 polegadas com display digital multifuncional de LCD tem botão no guidão para alternar informações. O pacote de tecnologias de segurança inclui ABS e controle de tração em linha reta e em curvas, controle de torque residual e monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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