
As crianças da comunidade Vila das Torres, em Curitiba, chegam às telinhas com o curta-metragem “Festival de Cinema”, que será exibido neste sábado (17), às 15h, no Clube das Mães União Vila Torres. A entrada é gratuita.
O filme foi gravado dentro da comunidade e acompanha a história de cinco crianças que, após participarem de um curso de cinema comunitário, decidem criar o seu próprio festival. A narrativa mistura humor e sensibilidade para retratar a infância em territórios populares.
O objetivo do curta é revelar talentos locais e ampliar o olhar das crianças sobre os possíveis caminhos que podem seguir, como explica a diretora do filme, Jussara Locatelli.
“Festival de Cinema” é o segundo episódio da quadrilogia desenvolvida em parceria com o Clube de Mães União Vila Torres. O primeiro curta, “Cinema Mudo” (2020), foi exibido em mais de 300 festivais internacionais e recebeu 79 prêmios.
Os próximos filmes da série devem mostrar a criação de uma escola de cinema na comunidade e a realização de uma obra autoral chamada “O Filme”, com adolescentes de 15 a 17 anos.
O enredo também aborda barreiras enfrentadas por quem tenta acessar mercado cultural a partir da periferia como exclusões estruturais e questiona as regras no jogo do audiovisual. As cenas, contadas a partir do ponto de vista das crianças, espelham dilemas reais com crítica social, afeto e criatividade.
Mais do que um espaço geográfico, a Vila Torres é um lar de cerca de 6.500 (seis mil e quinhentas) pessoas que, apesar dos rótulos, pulsam cultura e organização comunitária.
O Clube de Mães, parceiro da iniciativa, oferece cursos, biblioteca e inclusão digital a centenas de moradores e segue sendo um espaço de transformação e potência criativa. A direção do curta-metragem “Festival de Cinema” é assinada por Jussara Locatelli e Melo Viana.
O projeto foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Reportagem: Pâmela Fernandes com supervisão de Juliana Goss