As importações de soja do Brasil pela China caíram 22,2% em abril em relação ao ano anterior, mostraram dados nesta terça-feira (20), conforme atrasos na colheita, problemas de logística e desembaraço alfandegário prolongado interromperam os embarques.
A China importou 4,60 milhões de toneladas da oleaginosa do Brasil no mês passado, segundo dados da Administração Geral de Alfândega.
As chegadas de soja dos EUA, o segundo maior fornecedor da China, caíram 43,7% em abril em comparação com o mesmo período do ano anterior, para 1,38 milhão de toneladas, uma vez que os compradores se voltaram para o Brasil em busca de suprimentos, em parte devido à incerteza tarifária.
As importações totais de soja em abril totalizaram 6,08 milhões de toneladas, o menor valor desde 2015.
No período de janeiro a abril, os embarques vindos do Brasil totalizaram 9,14 milhões de toneladas, uma queda de 42,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O total de chegadas dos EUA nos primeiros quatro meses do ano foi de 12,95 milhões de toneladas, 35,2% a mais do que no ano anterior, segundo os dados.
China investe no Brasil em delivery, energia e mineração; veja lista
Este conteúdo foi originalmente publicado em Importações de soja do Brasil pela China caem 22,2% em abril ante 2024 no site CNN Brasil.