CFM amplia recomendação para cirurgia bariátrica e reduz IMC mínimo para 30

Foto: Reprodução

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou nesta terça-feira (20) novas normas para a realização da cirurgia bariátrica, ampliando as recomendações para o procedimento. Agora, pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35 poderão se submeter à cirurgia, desde que tenham alguma comorbidade associada. Além disso, a entidade flexibilizou as exigências para adolescentes.

Até então, a cirurgia bariátrica só era permitida para indivíduos com IMC a partir de 35. Com a nova regulamentação, quem tem IMC igual ou superior a 30 poderá fazer o procedimento, desde que apresente condições de saúde relacionadas à obesidade, como:  diabetes tipo 2 , doença cardiovascular grave , apneia do sono grave , doença renal crônica precoce, esteatose hepática (doença gordurosa do fígado), refluxo gastroesofágico, entre outros.

Antes, a cirurgia só podia ser feita por pacientes com até 10 anos de diagnóstico de diabetes, com idade entre 30 e 70 anos. Agora, não há mais essa limitação de tempo de convivência com a doença ou faixa etária restrita.

A cirurgia bariátrica é indicada para o tratamento da obesidade e suas complicações de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), entre 2020 e 2024, foram realizados 291 mil procedimentos no Brasil.

O CFM afirma que a ampliação das recomendações se baseia em estudos que comprovam a eficácia e segurança da cirurgia em um número maior de pacientes.

O post CFM amplia recomendação para cirurgia bariátrica e reduz IMC mínimo para 30 apareceu primeiro em Rádio Super FM 99,9.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.