Nesta terça-feira (20), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou o programa “SuperAção”, que promete superar a pobreza no estado e, por meio de uma ação integrada entre secretarias, fornecer os “direitos sociais” à população paulista.
Na cerimônia de lançamento, que acabou por se tornar o maior evento da gestão inteira, iniciada em 2023, o governador fez um discurso voltado à superação e à defesa dos direitos básicos, afirmando que “o mais importante é a fé, a crença de que é possível superar a pobreza”.
“Isso é o mais importante, de todos os componentes desse programa. A crença que tem que estar na cabeça de cada pessoa, de cada agente de superação que vai estar lá na rua fazendo esse atendimento individualizado, abordando as famílias, a crença de que é possível superar a pobreza”, destacou o governador.
O programa quer promover uma ação conjunta entre todas as secretarias estaduais.
“Nós queremos que as pessoas conquistem direitos sociais; queremos que as pessoas acessem seus direitos (…) Quando começarmos as trilhas, nós vamos mandar mais recurso para o fortalecimento do nosso sistema, para o fortalecimento de equipamentos”, disse.
O programa, explicou, se baseará em três “módulos”, sendo o primeiro deles da “proteção”, em que serão garantidos os direitos; o do “desenvolvimento”, quando serão desenvolvidas as aptidões, os talentos e as formações profissionais; e o último deles é o da “inclusão”.
É por meio desses três “passos”, que o republicano acredita ser “possível acabar com a pobreza”.
“É um programa contínuo, esse programa é um programa de estado, é um programa que a gente está pensando futuro. É um programa que nasce na crença! Eu acredito, eu acredito que é possível superar a pobreza. Eu acredito que é possível garantir direitos sociais por meio da inclusão produtiva. Eu acredito que é possível fazer com que essas pessoas, com os incentivos corretos, ganhando a confiança com os agentes de superação, com essa ação focalizada, individualizada, com o plano de desenvolvimento individual, eu acredito que essas pessoas vão conseguir superar cada passo”, completou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em O mais importante é a fé de que podemos superar a pobreza, diz Tarcísio no site CNN Brasil.