Uma nova espécie de polvo foi descoberta durante um mergulho em cânion de águas profundas na costa da Austrália. A novidade foi relatada em artigo publicado no Australian Journal of Taxonomy no último dia 13.
A espécie foi chamada de Opisthoteuthis carnarvonensis, ou polvo-flapjack de Carnarvon, em homenagem ao local onde foi encontrada. A descoberta foi feita pelo navio de pesquisa (RV) Investigator, liderado pela Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), agência científica nacional da Austrália.
O RV Investigator realizou uma viagem de um mês para pesquisar os habitats relativamente inexplorados e a biodiversidade do leito marinho dos Parques Marinhos Gascoyne e Carnarvon Canyon, na Austrália Ocidental.
Durante a viagem, os pesquisadores usaram câmeras, redes e trenós de alta tecnologia para coletar amostras e capturar imagens de milhares de metros abaixo da superfície do oceano. A partir dessas pesquisas, foram coletados muitos espécimes que provavelmente eram espécies novas para a ciência.
O polvo-flapjack de Carnarvon é descrito como um pequeno polvo gelatinoso de águas profundas que cresce até cerca de quatro centímetros de diâmetro. Mas ainda pouco se sabe sobre sua ecologia ou estilo de vida. Os espécimes usados para descrever a nova espécie foram coletados em profundidades de 1.044 a 1.510 metros dentro e ao redor dos Parques Marinhos Carnarvon Canyon e Gascoyne.
Os polvos-flapjack são um tipo de polvo cirrato, e há, aproximadamente, 50 espécies descritas desse tipo no mundo todo — 15 delas registradas em águas australianas. Espécies de polvo-flapjack são conhecidas pela capacidade de achatar o corpo no formato de uma panqueca (e essa é a origem de seu nome) ou de se erguer para parecer um pequeno guarda-chuva gelatinoso.
Esses animais possuem olhos grandes, aumentando a capacidade de detectar presas nas profundezas mal iluminadas de seus habitats. Eles se alimentam de minhocas e pequenos crustáceos, usando seus tentáculos para capturar e consumir suas presas.
Cientistas descobrem comunidade de animais escondida no fundo do mar
Este conteúdo foi originalmente publicado em Nova espécie de polvo é descoberta em águas profundas da Austrália no site CNN Brasil.