A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) informou, nesta sexta-feira (23), que oferecerá atendimento jurídico gratuito a mulheres que passarem por algum tipo de assédio durante a Virada Cultural, evento que acontece entre sábado (24) e domingo (25), em São Paulo.
A ação chamada de “OAB Por Elas na Virada Cultural” é coordenada pela Comissão das Mulheres Advogadas da Ordem paulista. Segundo o órgão, a iniciativa traz 20 pontos de atendimento distribuídos em todas as regiões da cidade onde acontecem as apresentações.
A entidade informou que o objetivo é ampliar o acesso à informação, acolher vítimas de assédio e orientar sobre procedimentos legais, como denúncias e coleta de provas. “A ideia é garantir uma espécie de orientação jurídica contínua e qualificada ao longo da programação da Virada Cultural”.
Como funciona a ação
De acordo com a Ordem, os serviços devem funcionar das 16h do dia 24 até as 18h do dia 25 de maio, com horários que se adaptem a agenda dos shows e atividades culturais.
Além da estrutura presencial, o órgão jurídico informou que o atendimento também pode ser feito de forma remota, por meio de um plantão online para esclarecimento de dúvidas.
“Um formulário para atendimento, que pode ser acessado por um QR Code visível em pontos do evento, também estará disponível para as mulheres que sofrerem assédio”, é o que diz a OAB SP.
20 anos de Virada Cultural
Com o tema “20 anos em 24 horas”, a Virada Cultura deste ano celebra os 20 anos de existência do projeto e deve ocupar mais de 20 palcos oficiais e mais de 100 espaços culturais espalhados por todas as regiões da capital paulista. A novidade deste ano é que o evento voltará a estar concentrado no centro e no centro expandido da cidade.
“A Virada Cultural 2025 representa não apenas uma celebração ao que foi vivido nesses 20 anos, mas também é um novo marco para o futuro da política cultural da cidade. A atuação ampliada nos bairros, o engajamento de múltiplos setores por meio do diálogo e a valorização da arte em todas as suas formas colocam esta edição uma das mais significativas”, afirma Totó Parente, secretário de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo.
Confira abaixo a distribuição dos palcos da Virada Cultura 2025:
- Zona sul: 7 palcos;
- Zona leste: 5 palcos;
- Zona norte: 2 palcos;
- Zona oeste: 1 palco;
- Centro: 5 palcos (Anhangabaú, Sé, Arouche, República e Patriarca).
Além dos palcos oficiais, espaços municipais como bibliotecas, teatros, centros culturais, casas de cultura e Centros Educacionais Unificados (CEUs) também receberão atrações. A Virada também terá como palco locais como o Masp, Japan House, Itaú Cultural, IMS, Centro Cultural Fiesp e Reserva Cultural.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Virada Cultural: OAB oferece apoio gratuito a mulheres vítimas de assédio no site CNN Brasil.