A 18ª edição da Marcha para Jesus toma as ruas do Rio de Janeiro neste sábado (24), com a expectativa de reunir cerca de 300 mil pessoas, de acordo com a prefeitura da capital fluminense. Com o tema “A Paz é Para Todos”, a Marcha começou às 14h e tem término marcado para às 23h.
O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade, teve sua concentração na Avenida Presidente Vargas, na altura da Avenida Passos, e segue em direção à Praça da Apoteose, no bairro da Cidade Nova.
Além da caminhada, a programação na Praça da Apoteose inclui shows e ministrações com nomes da música gospel, como Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos e Marcus Salles. A entrada é gratuita.
Veja alguns vídeos do evento abaixo:
A Prefeitura do Rio preparou uma operação especial para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. Equipes de sete órgãos e secretarias atuam nas Avenidas Marquês de Sapucaí e Presidente Vargas e ruas do entorno, monitorando a ordem pública, o transporte, o trânsito e a limpeza da região.
Deste total de pessoas, 40 mil são esperadas apenas dentro do Sambódromo. A Marcha também conta com um ponto de vacinação contra a gripe e o sarampo que funciona até às 18h, na Apoteose.
Transporte público e serviços
As linhas de ônibus que passam pela Avenida Presidente Vargas tiveram seus itinerários desviados. O VLT Carioca funciona das 5h às 23h, com intervalos de 15 minutos, e as estações Tiradentes, Camerino – Rosas Negras, Central do Brasil/Centro e Uruguaiana/Centro são as recomendadas.
A SuperVia disponibilizará trens extras partindo da Central do Brasil para Japeri, Santa Cruz e Saracuruna após o evento. O Metrô funcionará até a meia-noite, com as linhas 1 e 4 no trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, e a linha 2 entre Pavuna e Botafogo.
A Comlurb contará com 146 garis e fiscais para garantir a limpeza da região, com o apoio de varredeiras, caminhões compactadores e pipas d’água. Contêineres de lixo foram disponibilizados em pontos estratégicos.
A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados marca presença com a campanha “Rio Mais Seguro para as Mulheres”, distribuindo materiais informativos e conscientizando sobre o assédio e a violência.
Para a saúde e o bem-estar dos participantes, a organização do evento montou quatro postos médicos dentro do Sambódromo, com mais de 70 profissionais de saúde e 4 ambulâncias.
Também foram instalados 70 banheiros químicos no perímetro do evento, e os banheiros das arquibancadas da Passarela do Samba estão abertos. Um contingente de 35 brigadistas de incêndio também está de plantão.
Esquema operacional
Para a Marcha para Jesus, o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) está monitorando o evento com cerca de 70 câmeras e dois drones. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) atuam com 74 operadores de trânsito para coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e efetuar os bloqueios viários. As interdições, que começaram na sexta-feira (23), impactam a Avenida Presidente Vargas e outras vias do Centro.
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal do Rio empregam 95 agentes no controle urbano e de trânsito, com viaturas e reboques, desde a concentração até a Marquês de Sapucaí.
*Sob supervisão de Luan Leão