O Botafogo venceu a Universidad de Chile por 1 a 0 na noite desta terça-feira (27), em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.
Sob olhares de Carlo Ancelotti, o Glorioso repetiu a mística da Libertadores, se impôs mesmo com um jogador a menos e está na próxima fase da competição continental.
O sorteio das oitavas de final da Libertadores será na próxima segunda-feira (2), às 12h (de Brasília), na sede da Conmebol.
Como foi o jogo?
Diante da necessidade do resultado, o Botafogo iniciou a partida buscando o gol. A Universidad de Chile, também pensando no seu resultado, montou a retranca para tentar segurar a equipe de Renato Paiva.
As oportunidades eram escassas, até que um lance mudou a partida: o zagueiro Jair aplicou uma entrada violenta em Aránguiz e, após revisão do VAR, acabou expulso. O cartão vermelho mudou completamente o jogo.
Para quem achava que o Botafogo se complicaria, não é difícil esquecer da mística botafoguense na Libertadores. Assim como na decisão de 2024, o Glorioso se impôs com um a menos e conseguiu abrir o placar com Igor Jesus, em grande jogada de Savarino. E as equipes foram para os vestiários com esse placar.
Na etapa complementar, os visitantes começaram com boa chance de Aránguiz, que acertou a trave em chute de fora da área. La U levava perigo ao Botafogo, e a atmosfera do Nilton Santos ficou pesado.
Tudo poderia ter sido resolvido em meados do segundo tempo, quando Artur marcou o segundo do Botafogo, mas o gol acabou sendo impugnado por conta de um toque de mão de Igor Jesus.
A tensão da reta final deu lugar a alegria pelo fim do jogo. O Botafogo está classificado para as oitavas de final da Libertadores.