
A Curitiba Restaurant Week é um dos eventos mais importantes do calendário gastronômico da capital paranaense. Mais do que uma oportunidade para os curitibanos experimentarem o melhor da culinária local a preços acessíveis, o festival representa um poderoso motor de movimentação econômica, cultural e turística para a cidade. A cada edição, dezenas de restaurantes se unem para oferecer menus especiais, promovendo não apenas seus próprios estabelecimentos, mas também a diversidade e qualidade da gastronomia curitibana.
“Esse tipo de festival é essencial para estimular a cena local, pois incentiva chefs a criarem pratos inovadores e acessíveis, e atrai um público que muitas vezes ainda não conhecia determinados restaurantes ou estilos culinários. Além disso, ao gerar fluxo constante de clientes durante o período do evento, contribui para o fortalecimento do setor de bares e restaurantes, que é um dos mais relevantes na economia urbana”, explica o idealizador do festival, Fernando Reis.
No entanto, o impacto da Curitiba Restaurant Week vai além do aspecto local. Eventos gastronômicos como esse se tornaram, nos últimos anos, uma importante estratégia de promoção turística. A combinação entre boa comida, experiências exclusivas e uma programação cultural paralela transforma Curitiba em um destino atrativo para visitantes de outras cidades e estados. Turistas motivados pela culinária movimentam hotéis, meios de transporte, comércio e pontos turísticos, gerando benefícios em cadeia para diversos setores.
“A Curitiba Restaurant Week é como uma ferramenta que oferece ao turista uma experiência única na cidade. É uma forma dele conhecer novos restaurantes e, quem sabe, voltar em outra ocasião, despertando o interesse pela capital”, destaca Gislaine Queiroz, Presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Assim, a valorização e o investimento efetuados pela Curitiba Restaurant Week são fundamentais para consolidar a cidade como um polo culinário no Brasil ao estimular a economia criativa e o empreendedorismo no setor alimentício, mas também projetar o município como um destino vibrante, acolhedor e saboroso para quem o visita.
Autêntica experiência italiana
Para os empresários, o festival é uma oportunidade estratégica de atrair novos clientes, apresentar pratos inéditos e fortalecer a marca. “É sempre um prazer participar. Este ano criamos receitas com a equipe pensando em surpreender quem já é cliente e conquistar quem ainda não conhece a Cantina do Délio”, comenta Délio Canabrava, proprietário da tradicional casa italiana. Entre as sugestões do cardápio, ele cita o Carpaccio di Manzo, o Filetto Clássico com Mostarda, o Risotto al Salmone e a Banoffi de Abacaxi, uma versão tropical da sobremesa clássica.
Mais do que um restaurante, a Cantina do Délio é um pedaço da Itália no coração da cidade. Com pratos tipicamente italianos, generosos no sabor e na qualidade, a casa conquista pelo paladar e pela personalidade. A cada receita, uma história. A cada garfada, uma memória que aquece o coração.
Com assessoria