Saúde e segurança foram os principais temas do debate

Saúde e segurança foram os principais temas do debate

O primeiro bloco do debate de candidatos para à Prefeitura de Curitiba começou com um minuto de apresentação de cada político. Depois, cada um fez uma pergunta de tema livre e escolheu quem responderia. Dentre as questões, Ney Leprevost (União) falou sobre a fila de espera para atendimento no sistema público de saúde.

Foram tratadas questões sobre o sistema de transporte público da cidade, a segurança alimentar e nutricional, segurança pública, o salário dos políticos e também os radares do município. No segundo bloco, a segurança e a saúde continuaram no tópico dos candidatos. Andrea Caldas (PSOL) abriu a argumentação falando sobre os casos de abordagens abusivas com a população em estado de rua.

Ela direcionou a pergunta para o candidato Luizão Goulart (Solidariedade), que afirmou que a população deve ser tratada com respeito e com dignidade.

Na sequência, o debate foi direcionado para o tema da saúde. Eduardo Pimentel (PSD) perguntou para Maria Victoria (PP) quais eram as propostas sobre o tópico para as 12 regionais de Curitiba, alegando que a capital paranaense não tem uma saúde terceirizada.

A candidata do Progressista detalhou que pesquisas apontam que a maior reclamação dos curitibanos é a falta de profissionais e do tamanho da fila de espera por consultas especializadas.

LEIA MAIS

  • Confira o perfil dos candidatos à Prefeitura de Curitiba

Na sequência, Luciano Ducci (PSB) perguntou para o atual vice-prefeito de Curitiba quais eram as propostas para a urgência e emergência. Para ele, faltou ações para a saúde em oito anos.

A educação pública e as faltas de vagas em creches foram outros temas bastante abordados pelos candidatos à Prefeitura de Curitiba. Outro ponto alto do segundo bloco do debate foi o enfrentamento entre Roberto Requião (Mobiliza) e Ducci sobre a frente progressista. O ex-governador do Paraná disse não entender a mudança durante a trajetória política do adversário.

No terceiro e último bloco, os candidatos continuaram a discutir a saúde e o transporte da capital paranaense. Samuel de Mattos (PSTU) perguntou sobre as promessas de trabalho e aposentadoria.

A candidata Cristina Graeml (PMB) não participou do debate da Band TV. O convite foi retirado momentos antes do programa por não preencher os requisitos necessários para participar, já que a executiva municipal do partido foi dissolvida pela sigla no âmbito nacional. 

Reportagem: Brenda Niewiorowski, Marlon Santiago e Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.