Confira o perfil dos candidatos à Prefeitura de Curitiba

Confira o perfil dos candidatos à Prefeitura de Curitiba

Entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba está Samuel de Mattos, do PSTU. Natural de Turvo, em Santa Catarina, ele tem 36 anos de idade. É formado em Matemática e trabalha nos Correios como carteiro há 12 anos. No PSTU, atua desde os 19 anos de idade. Nas últimas eleições municipais, em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Curitiba. Em 2022 tentou uma cadeira de deputado federal, mas também não foi eleito. Para o candidato, existe duas Curitiba.

Para a disputa também foi apresentada Andrea Caldas, do PSOL. Nascida em Curitiba, ela é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR) da área de Políticas Educacionais. Começou a carreira na educação pública em 1988, no magistério municipal de Curitiba. Posteriormente, atuou na rede estadual, e, desde 1993, na UFPR. Em 2022, Caldas concorreu a deputada federal pelo Paraná, porém, não foi eleita. Para ela, a cidade pode ser menos desigual.

Outro candidato é Luciano Ducci, do PSB. Médico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialista em pediatria, Ducci passou a ser servidor da Secretaria Municipal de Saúde em 1987. Em 1992 assumiu a Secretaria de Saúde de Curitiba. Dez anos depois, foi eleito deputado estadual. Entre 2004 e 2010 foi vice-prefeito de Curitiba. Em parte deste período, também foi Secretário Municipal da Saúde. Em 2010, assumiu a prefeitura da capital paranaense depois da renúncia de Beto Richa e ficou no cargo até 2012. Naquele ano, tentou a reeleição e ficou em terceiro lugar. Em 2014, foi eleito deputado federal. Segundo ele, o conhecimento faz diferença na hora de administrar a cidade.

Outro nome para a disputa é Luizão Goulart, do Solidariedade. O político tem 72 anos, nasceu em Jandaia do Sul e se mudou para Curitiba em 1978. Ele e é formado em Filosofia e História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como professor por alguns anos e, em 1996, foi eleito vereador em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Em 2008, foi eleito prefeito de Pinhais e, em 2012, reeleito. Luizão também ocupou o cargo de deputado federal, sendo eleito com 141.730 votos, em 2018. Desde 2021, está à frente da presidência estadual do partido Solidariedade. Ele diz que quer trazer a experiência de Pinhais para Curitiba.

Para encerrar essa primeira parte das apresentações dos candidatos temos Ney Leprevost, do União Brasil. Curitibano, ele é jornalista e administrador. Em 1996 foi eleito vereador na capital paranaense. Durante o mandato, assumiu a Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná. Em 2000 e 2004 foi reeleito como vereador. Em 2006, se elegeu como deputado estadual. Depois, em 2010 e 2014 foi reeleito. Ele afirma que quer tornar Curitiba a mais segura do país.

Nascido em Curitiba, Roberto Requião tem 83 anos. É formado em Jornalismo pela PUC-PR e bacharel em Direito pela UFPR. Em 1985 foi eleito prefeito de Curitiba na primeira eleição para prefeituras após a Ditadura Militar. Depois do mandato, foi nomeado em 1989 para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, na qual ficou até 1990, quando saiu candidato ao governo do estado e venceu. Em 1994 foi eleito senador. Entre 2003 e 2010 foi, novamente, governador do estado. Ele foi considerado o primeiro governador do Paraná a conquistar três mandatos por eleição direta. Depois, renunciou ao cargo para se candidatar a um novo mandato no Senado, quando venceu. Ele diz que quer ser o prefeito das pessoas.

Maringaense, Maria Victoria Borghetti Barros tem 32 anos e se formou em Turismo, na Suíça. É filha do deputado federal Ricardo Barros (PP) e da ex-governadora do Paraná Cida Borghetti. Ela foi eleita pela primeira vez como deputada estadual em 2014. Em 2018 foi reeleita e em 2022 conquistou o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Esta não é a primeira vez que Maria Victoria se candidata à Prefeitura de Curitiba. Em 2016, disputou a eleição e conquistou 52 mil votos. Para ela, a candidatura tem proposito de cuidar mais das pessoas.

Curitibano, Eduardo Pimentel tem 39 anos, é formado em Administração e é o atual vice-prefeito de Curitiba. Deixou o cargo que acumulava como Secretário de Estado das Cidades para disputar as eleições municipais. Foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasas), e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Passou também pelo cargo de Secretário Municipal de Obras na Prefeitura da capital. Pimentel promete fazer a cidade avançar ainda mais.

Natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPR (1992). Trabalhou como repórter de TV por 26 anos, cobrindo a capital paranaense principalmente. Graeml é trineta de Trajano Reis, primeiro médico de Curitiba e deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Atualmente, é colunista e comentarista.

*A ordem de apresentação de cada candidato(a) seguiu a ordem das convenções partidárias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.