2ª edição de Chiquinha Gonzaga Fest conta com música, debates e oficinas; veja programação


Festival 100% feminino ocorre em diferentes pontos de Santos (SP). Abertura do evento contará com show das artistas Preta Jô e Abecca
Divulgação
A segunda edição do Chiquinha Gonzaga Fest, festival 100% feminino realizado na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, começa nesta semana. A programação é gratuita e conta com música, debates, oficinas e atividades culturais.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O objetivo do festival é proporcionar acesso livre à cultura para a comunidade, por isso, todas as atividades são gratuitas. Além disso, algumas atrações terão acessibilidade em libras.
As oficinas começam na quinta-feira (1), mas a abertura oficial do festival está programada para o dia 8 de agosto, na Comedoria do Sesc Santos, com shows e declamação de poesia.
De acordo com uma das idealizadoras do evento, Carla Mariani, celebrar mulheres artistas em um festival cultural é essencial para equilibrar a narrativa artística e promover a igualdade de gênero.
“Esses eventos oferecem uma vitrine para talentos frequentemente sub-representados, garantindo que nossas vozes e perspectivas sejam ouvidas e valorizadas”, disse, em nota divulgada pela assessoria do festival.
A artista Letícia Alcovér, outra idealizadora do festival, acredita que o evento colabora na criação de um legado cultural e equitativo.
Confira a programação completa:
01/08 – Oficina
19h: Oficina Chiquinha Gonzaga Fest online – Tema: “Como preparar um material de qualidade para vender seus shows” (Participação mediante inscrição)
07/08 – Arte no Dique
Programação para as crianças e adolescentes estudantes do Arte no Dique
14h: Mimo (Pocket Show)
14:30h: Laís Blanco (Pocket Show)
15h: Atração Surpresa
07/08 – Merlô Vinho & Bossa
19h: Inês Bari (Pocket Show)
19:30h: Vozes Potentes: Diálogos sobre a violência (Roda de conversa sobre violência contra a mulher), com mediação de Fabi Oliveira
Participantes: Paula Francini (psicóloga), Márcia Okida (artista), Julianna Laffront (assistente social) e Mayla Hadid (Delegada na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Cubatão).
08/08 – Comedoria SESC Santos
20h: Abertura do Chiquinha Gonzaga Fest
20h15: Declamação de Poesia com Cynthia Panca
20h30: Show Yabás – com A.B.E.C.C.A + Preta Jô
09/08 – Arcos do Valongo – Santos
18h: DJ Discolada
18h30: Slam
20h: Show com Lelê Lótus
21h: Declamação de Poesia com Guiomar Araújo
21h10: Show com Tatiana Pará
22h10: Dança Flamenca com Allany Leone
22h30: Show com Far From Alaska
10/08 – Oficina
11h: Oficina online UBC – Tema: “Direitos autorais e o panorama geral do mercado” (Participação mediante inscrição)
Arcos do Valongo:
14h: DJ Discolada
14h30: Contação de História + Show com Chris Lobo (atração infantil)
16h: Contação de História com Preta de Neve (atração infantil)
16h30: Show com Turmalina
18h: Show com Simone Ancelmo
19h30: Show com Débora Gozzoli e Três + 1
20h50: Dança Cigana com grupo Nazar Romy
21h: Show com Rafa Laranja
22h30: Show com Josyara
Chiquinha Gonzaga Fest
A ideia de criar um festival 100% feminino surgiu das produtoras, cantoras e compositoras Carla Mariani, Letícia Alcovér e Raffa Pereira. Elas resolveram mostrar que todo dia é dia de lembrar da força e garra da mulher brasileira.
A primeira edição aconteceu em junho do ano passado em diversas regiões de Santos e contou com apresentação de 44 artistas da Baixada Santista.
O nome do festival é para homenagear Chiquinha Gonzaga, feminista negra nascida no século XIX, que lutou pelos direitos iguais entre mulheres e homens. Ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, além de ser compositora e pianista.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.