Conselho mundial aponta infraestrutura e promoção externa para turismo crescer no Brasil

A presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, apontou a necessidade de investimentos mais pesados em marketing e em infraestrutura interna como pontos importantes para o turismo crescer no Brasil.

O WTTC representa a iniciativa privada do setor e hoje conta com mais de 200 empresas globais entre seus membros.

No encontro do G20 voltado ao turismo, que acontece em Belém do Pará, ela afirmou que o Brasil está indo muito bem, mas ainda haverão “oportunidades incríveis”.

Enquanto o país recebeu cerca de 6,6 milhões de turistas internacionais no ano passado, o México recebeu por volta de 40 milhões, exemplificou.

O turismo representa quase 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Julia Simpson elogiou o trabalho da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), mas defendeu que mais dinheiro para a promoção do Brasil no exterior é crucial. Ainda mais que gerações mais novas não conhecem tão bem o país, avaliou.

“Você pode pensar: ‘ah, todo mudo conhece, tem a Amazônia’, mas, na verdade, se conversar com jovens no Reino Unido, em outros países da Europa ou nos Estados Unidos, eles precisam ser avisados. Tem toda uma nova geração Z.”

Ela lembra que o Brasil também se encontra em um ambiente competitivo com outros países, em termos de concorrência.

Quanto à infraestrutura, a CEO elogiou a conectividade do Brasil com outras nações, mas chamou a atenção para a locomoção interna, especialmente por conta de seu tamanho continental.

“São também oportunidades de investimentos e de criação de emprego”, considerou.

Por fim, Julia Simpson ainda citou as políticas de visto. Ela reconhece que a reciprocidade na exigência ou não de vistos é relevante, por exemplo, mas ressalta que atrair milhões em moedas valiosas de estrangeiros deve ser levado em consideração.

Como atuam as prefeituras no combate das queimadas?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conselho mundial aponta infraestrutura e promoção externa para turismo crescer no Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.