Como funciona uma Cooperativa de Energia Renovável?


Descontos na conta de luz, sustentabilidade e clientes satisfeitos: conheça a Cogecom. Cooperar, segundo o dicionário de Língua Portuguesa, significa contribuir com trabalho, esforços, auxílios, colaborar. As cooperativas têm, portanto, essa essência. Atualmente, existem diversos tipos de cooperativas, que incluem as de crédito, saúde, produção, consumo, etc. Mas você sabia que existem também cooperativas de energia?
Com o objetivo de conectar usinas de energia limpa, concessionárias e consumidores, as cooperativas de energia, como a Cogecom, impulsionam a geração e o consumo de energias renováveis. Isso significa que elas ligam produtores e energia limpa a consumidores que não podem ser produtores desse tipo de energia.
Entre as várias vantagens de ser um cooperado Cogecom, duas se destacam: a economia na conta de luz e o apoio à sustentabilidade.
Ambas são possíveis porque a geração de energia nas usinas renováveis é enviada para a concessionária de energia elétrica para ser distribuída aos cooperados. Cabe ressaltar que assim como funciona em uma cooperativa de outras modalidades, nas de energia também acontece um acordo de divisão de energia entre os cooperados, pois o objetivo é unir esforços em prol de objetivos em comum.
A partir do rateio de energia, a conta de luz dos cooperados fica até 20% mais barata e chega diretamente na fatura, através da compensação de créditos de energia. Ou seja, o desconto é aplicado a partir dos créditos de compensação. Com base nas informações da sua fatura, a Cogecom aplica o desconto na tarifa conforme a sua adesão ao programa de compensação de energia.
Do outro lado da moeda, ao aderir a uma cooperativa de energia você também ajuda a gerar mais energia limpa e incentivar as práticas renováveis e sustentáveis. Isso porque, a matéria-prima para gerar energia é do sol, do vento, hidráulica ou biomassa, ambas originárias da natureza e de baixo impacto ao meio ambiente. Além disso, esses recursos são inesgotáveis e renováveis.
Até o momento, a Cogecom já gerou mais de 350 milhões de kWh e o Brasil vem aumentando o consumo de energia elétrica, ano após ano, como aponta pesquisa da Resenha Mensal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Dessa maneira, há uma preocupação constante da Cogecom em aumentar e ampliar suas usinas, bem como beneficiar mais pessoas como cooperados.
Todas as pessoas podem ser cooperadas?
A cooperação de créditos de energia da Cogecom possibilita que unidades consumidoras, sejam de pessoas físicas ou jurídicas, dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul façam parte da Cooperativa.
Por ser a primeira cooperativa de geração distribuída do Brasil, a Cogecom tem experiência na geração compartilhada e, sendo assim, ser um cooperado Cogecom é seguro e fácil. Para isso, basta acessar o site da empresa e preencher o formulário. Você deverá ser o titular da unidade consumidora de energia, seja pessoa física ou jurídica, com consumo mínimo de 300 kWh mês.

Divulgação – AdobeStock
Caso a conta de energia seja inferior aos créditos recebidos, o cooperado tem ainda 60 dias para utilizar o saldo. Dessa maneira, quem é Cogecom consegue reverter descontos para faturas posteriores, reduzindo novamente o valor da conta final.
Para ser um cooperado, o consumidor não precisa fazer investimentos com instalação de placas solares ou manutenção de equipamentos. Isso significa, em outras palavras, que a cooperação não requer espaços físicos ou investimentos para obras ou instalação de equipamentos. Todo o processo de injeção de créditos é feito utilizando a rede da própria concessionária, não cabendo aos cooperados essa preocupação.

Divulgação – AdobeStock
Outra vantagem é que toda a adesão é online. Assim, você nem precisa sair de casa para se tornar um cooperado. E ainda tem mais vantagens. Como não há fidelidade, você pode sair da cooperativa quando quiser (desde que respeitado o prazo da solicitação de desligamento).
Quais as vantagens de ser um cooperado?
Além de contribuir com o meio ambiente e o futuro do planeta, você também vai pagar um valor menor pela energia consumida. É um desconto real no valor da sua conta de luz. Outro ponto positivo é que, quando houver mudança nas bandeiras tarifárias, sua conta de luz não sofre os impactos da mesma.
Cooperados podem ter prejuízos?
A resposta para a pergunta é não. Por ser uma Cooperativa, o objetivo da Cogecom não é o lucro e sim unir várias unidades consumidoras com o mesmo interesse de economizar, contribuindo com o meio ambiente ao consumir energia renovável.
Ao mesmo tempo que, exatamente por esse motivo de união, não gera prejuízos. Isso é possível porque quando o cooperado entra na cooperativa, ele tem responsabilidade apenas com a integralização da quota e da energia que consumir.
Isso significa que ele utiliza apenas o excedente em energia produzido pela usina da cooperativa, este percentual é calculado com base no seu consumo mensal. A única e total responsabilidade do cooperado é o reembolso à cooperativa referente aos créditos de energia injetados em sua fatura e também aos saldos quando houver.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.