Furacão Milton: moradores da Flórida fazem êxodo em massa com horas de trânsito

Nos Estados Unidos, as autoridades estaduais da Flórida alertam que a chegada a um local seguro ficará mais difícil quanto mais as pessoas esperarem para deixar suas casas.

A expectativa é que centenas de milhares deixem a região para evitar a trajetória da tormenta.

“Haverá várias horas de congestionamento”, disse o diretor do Florida Emergency Management, Kevin Guthrie, na segunda-feira (7). “O trânsito ficará ruim enquanto as pessoas se retiram.”

Acostamento liberado

Pessoas que usam rodovias interestaduais para fugir da trajetória do furacão Milton podem usar o acostamento esquerdo como faixa em algumas áreas, de acordo com o Departamento de Transporte da Flórida.

“Para ajudar a facilitar as retiradas, “Planos de Uso de Emergência no Acostamento” estão sendo ativamente colocados em prática para a I-4 no sentido leste e partes da I-75 no sentido norte”, disse o Departamento em uma publicação no X.

As mudanças no fluxo de tráfego também visam garantir que suprimentos, serviços de emergência e equipes de serviços públicos possam chegar às áreas potencialmente impactadas pela tempestade.

“A polícia e a sinalização alertarão os motoristas sobre quando entrar e sair do acostamento”, acrescentou a agência.

Postos de gasolina enfrentam escassez

O estado da Flórida está tentando manter os postos de gasolina abastecidos, pois a alta demanda por combustível está complicando as saídas dos moradores.

“Estamos despachando combustível nas últimas 24 horas, pois os postos de gasolina ficaram sem combustível”, disse DeSantis.

Moradores retornaram após furacão Helene – apenas para dar meia-volta

Moradores de Sunset Beach, Flórida, finalmente conseguiram chegar de carro em suas casas na segunda-feira (7), apenas para pegar seus pertences e fugir novamente conforme o furacão Milton se aproxima.

Sunset Beach, um bairro em Treasure Island, uma ilha a oeste de St. Petersburg no Golfo do México, só é acessível a pé desde que o Helene passou pela Flórida, despejando metros de areia e detritos sobre as ruas e dentro das casas.

As autoridades reabriram as estradas para o tráfego de veículos na segunda-feira para que os moradores pudessem reunir seus pertences e reforçar suas casas antes da chegada de Milton.


Furacão Milton em imagem de satélite • Reuters

“Esta não é uma tempestade para se encarar levemente. Todos nós testemunhamos o impacto devastador do furacão Helene quando ele passou a 160 km da costa — deixando quatro moradores de Treasure Island mortos e danos devastadores causados ​​pela tempestade. Espera-se que o furacão Milton traga tempestades ainda maiores com ventos extremos e inundações”, disse a cidade de Treasure Island em um comunicado.

Às 19h de terça-feira, o acesso às ilhas será restrito. Depois que as pessoas saírem, elas não poderão retornar até que seja seguro fazê-lo, disse a cidade.

A moradora Sarah Lee McKinney contou com um carrinho de golfe para tirá-la da ilha na segunda-feira. Ela disse à afiliada da CNN WFTS que espera que outros não tentem enfrentar a tempestade como fizeram da última vez.

“Estou rezando para que Deus dê a todos a sabedoria para sair e lembrar que são apenas coisas e podem ser substituídas”, disse ela à afiliada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Furacão Milton: moradores da Flórida fazem êxodo em massa com horas de trânsito no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.