Câmara de Santarém emite nota de solidariedade após vereador Biga Kalahare sofrer ataques homofóbicos


De acordo com informações da assessoria do vereador, o parlamentar também foi atingido com uma arma de pressão durante as comemorações de vitória. Comissão de Diversidade de Gênero da OAB esteve na Câmara de Santarém
Reprodução
O vereador Biga Kalahare, reeleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais do último domingo (6), foi vítima de ataques homofóbicos por meio de redes sociais. O caso foi registrado na 16ª Seccional de Polícia e a Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, emitiu nota de solidariedade ao parlamentar.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Print que destaca sobre as agressões verbais contra o vereador
Reprodução
De acordo com informações da assessoria do vereador, o parlamentar também foi atingido com disparo de uma arma de pressão durante as comemorações da reeleição dele. Esse incidente ocorreu no bairro Maracanã.
Ainda de acordo com assessoria, Biga conversava com apoiadores, quando foi atingido de raspão no queixo por um projétil de chumbinho. O vereador sofreu um corte superficial, ainda foi possível identificar a direção de onde partiu o disparo. O autor do ataque, no entanto, ainda não foi identificado.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo vereador, além do ataque com a arma de pressão, ele também foi informado sobre mensagens de ódio circulando em grupos de WhatsApp, nas quais um dos participantes incitava a violência física contra ele. Biga também mencionou publicações no Instagram que o difamavam e reforçavam o discurso de ódio.
O parlamentar informou que, em ambas as situações, o conteúdo era motivado por discriminação pelo fato de ele ser homossexual. O vereador, junto com sua assessoria jurídica, já formalizou uma queixa na Polícia Civil para a investigação dos responsáveis pelo ataque e pelas ameaças.
Biga já tinha sido alvo de ataques homofóbicos em 2021, quando conquistou seu primeiro mandato como vereador. Na ocasião, a Câmara Municipal de Santarém emitiu uma nota de repúdio às ofensas e prestou solidariedade ao parlamentar.
,”A sensação é de medo, né? A sensação é de que a gente vai sair, não sabe se vai voltar. Essas pessoas, elas gritam pros quatro cantos das cidades, ‘Deus, pátria, né?’ mas o medo se impõe. Mesmo assim, a gente não deita, a gente não baixa a cabeça. “Se a gente ocupando espaço já sofre ataques, imagina se não ocupássemos”, disse o vereador.
Nota de Solidariedade
A Câmara Municipal de Santarém emitiu uma nota oficial de solidariedade ao vereador Biga Kalahare, condenando veementemente o ataque sofrido e classificando-o como um atentado contra a democracia e o direito de livre manifestação.
“A violência praticada não se restringiu ao parlamentar, mas a todo cidadão de bem que luta por igualdade e justiça social”, afirmou a Câmara.
A nota também reforça o repúdio a qualquer tipo de agressão que fira os direitos de convivência e respeito na sociedade.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.