Parque da Biodiversidade de Sorocaba continua abandonado e sem previsão de receber visitantes


Espaço foi inaugurado em 2013, durante o governo Antônio Carlos Pannunzio. Em nota, prefeitura de Sorocaba (SP) afirma que recebeu uma proposta de adoção do local por meio do programa Adote Sorocaba. PNMCBio foi inaugurado há cerca de 11 anos e está abandonado
Diogo Del Cistia/g1
O Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade (PNMCBio), situado na zona norte de Sorocaba (SP), foi inaugurado em junho de 2013. Com investimento de R$ 6 milhões, a área segue completamente abandonada e sem previsão de reabertura para visitantes.
Com o objetivo de proteger a fauna e flora da região, o local foi construído em um parceria público-privada, e compreende 60 hectares, que abriga 150 espécies de animais e 63 tipos de árvores diferentes. O parque recebia grupos monitorados, de até 40 pessoas, a partir de sete anos, incluindo turmas escolares.
Entre as atrações disponíveis, estavam diferentes trilhas, de até 5,7 quilômetros. Mesmo sem manutenção, a região ainda faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), que amplia a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba.
Inaugurado em 2013, o parque que era promessa de um modelo de integração de cidade e natureza, mas, em 2014 os primeiros problemas e reclamações já eram registrados, em especial, sobre a segurança.
Em 2015, em função disso, foi criado no local o projeto Circuito Fechado de TV (CFTV), como forma de garantir a segurança do local. Em 2016, o parque adota nova escala e processo de agendamento, mas ainda estava em pleno funcionamento.
Em 2020, ainda e pleno funcionamento, a Prefeitura de Sorocaba criou o Observatório da Biodiversidade de Sorocaba, que funcionava no parque. No mesmo ano, todos os parques administrados pela Sema são fechados em função da pandemia.
Em outubro de 2020, ele foi reaberto, mas sem agenda de atividades divulgadas. Em 2021, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” envia 19 animais para serem soltos no local.
Parque possui 60 hectares de extensão
Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Abandono e vandalismo
O g1 esteve no parque para uma reportagem e constatou que o salão principal, que abrigava o setor de informações, a copa, a recepção e o depósito, não possui nada além das paredes e o piso. Janelas, portas, extintores e até mesmo telhas não fazem mais parte do lugar, que mantinha um esquema de segurança digital.
Na portaria, próxima à entrada principal, a situação é semelhante, com sinais de vandalismo e depredação. O estacionamento, situado na lateral esquerda e apontado por placas com desgastes, está tomado pelo mato alto e mau estado de conservação.
Também não há sinais do sistema de videomonitoramento, implantado no período de gestão compartilhada com a montadora que durou até 2017.
Até 2022, parte da estrutura original ainda permanecia no local, como a madeira do teto e um mapa emoldurado na parede. Brinquedos para crianças e bancos também constituíam a cena, porém, não há sinal do paradeiro dos itens.
Estrutura apresenta sinais de depredação
Diogo Del Cistia/g1
A TV TEM visitou o local em junho de 2023 e denunciou a situação do parque, onde já era possível perceber a falta de luminárias, portas arrancadas, entulhos espalhados e quiosques sem condições de uso. À época, a prefeitura de Sorocaba afirmou que, por isso, criou o programa Adote Sorocaba, que procura revitalizar espaços públicos através de parcerias entre o governo ou com empresas privadas.
Em nota, a prefeitura informa que tem trabalhado para estabelecer parcerias importantes, por meio de emendas parlamentares, a fim de promover melhorias e reformas em estabelecimentos sob gestão pública que estão abandonados. Além disso, afirma que a retirada do esquema de segurança do local ocorreu no governo anterior.
Ainda conforme a nota, a prefeitura revela que, recentemente, recebeu uma proposta de adoção do PMNCBio através do Adote Sorocaba. Porém, o processo está na fase de análise de documentos e avaliação do projeto, sem previsão de divulgação do resultado ou reabertura ao público.
A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) afirma que, apesar de fechado, a fauna e flora do local seguem devidamente preservadas.
Não há previsão de reabertura do parque ao público
Diogo Del Cistia/g1
Site diz que funciona
Site da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba (SP) ainda mostra que é possível visitar o Parque da Biodiversidade, embora ele esteja abandonado
Reprodução
Apesar de a Prefeitura de Sorocaba informar que as visitações não podem ser agendadas no Parque da Biodiversidade, o site da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) mostra que sim.
Na página, além de informações sobre o parque, o portal informa que a visita pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h, “mediante agendamento pelo e-mail” O e-mail também é disponibilizado, e há ainda a informação de que o serviço é prestado somente pessoalmente.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.