Com prazo prestes a terminar, dois candidatos a prefeito de SP ainda não registraram candidaturas

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo João Pimenta (PCO) e Bebetto Haddad (DC) não registraram suas candidaturas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até as 23h59 desta quarta-feira (14).

Após o fim do prazo para a realização das convenções, no último dia 5, os partidos, as federações ou as coligações têm até esta quinta-feira (15) para solicitar o registro das candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores à Justiça Eleitoral.

O envio do pedido de registro das candidaturas de Pimenta e Bebetto Haddad deve ser feito até as 8h de hoje através da plataforma online CANDex.

Quem perder o horário pode entregar a mídia com os documentos de forma presencial, na sede do cartório eleitoral, até as 19h desta quinta.

Pimenta foi confirmado como candidato do PCO em convenção no dia 3 de agosto. Em 4 de agosto, o DC oficializou a candidatura de Haddad.

Procuradas, as campanhas dos dois ainda não se manifestaram sobre por que ainda não registraram a candidatura.

Quem já registrou a candidatura?

Até o momento, 8 dos 10 candidatos oficializados à Prefeitura de São Paulo tiveram suas candidaturas registradas. São eles:

  • Ricardo Nunes (MDB);
  • Guilherme Boulos (PSOL);
  • José Luiz Datena (PSDB);
  • Pablo Marçal (PRTB);
  • Tabata Amaral (PSB);
  • Marina Helena (Novo);
  • Altino Prazeres (PSTU);
  • e Ricardo Senese (UP).

Qual o prazo para análise dos registros?

Conforme estabelece o TSE, os juízes eleitorais julgam cada pedido de registro em até três dias após a conclusão dos autos pelo cartório.

Nesse processo, o magistrado verifica se a candidato ou candidato atende às condições de elegibilidade previstas na Constituição, como idade, domicílio eleitoral e filiação partidária.

Substituição de candidaturas

Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, a substituição de candidatura pode ocorrer em casos de registro indeferido, cancelado, cassado, renúncia ou morte. O prazo para o pedido de substituição é de dez dias a partir do fato.

A substituição, tanto para as eleições majoritárias quanto para as proporcionais, poderá ser solicitada até 20 dias antes do pleito. No caso de morte, poderá ser feita a qualquer tempo.

Eleições 2024

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades onde houver necessidade, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com prazo prestes a terminar, dois candidatos a prefeito de SP ainda não registraram candidaturas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.