‘Perdi um filho em acidente aéreo, sei a dor que é’, diz Alckmin sobre queda de avião que saiu de Cascavel


Thomaz Alckmin, filho mais novo do vice-presidente, morreu em 2015 em queda de helicóptero na Grande São Paulo. Na última semana, 62 pessoas morreram após avião cair em Vinhedo. Geraldo Alckmin lamenta mortes em queda de avião que saiu de Cascavel
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), lamentou a morte das 62 pessoas que estavam a bordo de um avião que saiu de Cascavel, no oeste do Paraná, e caiu em Vinhedo, em São Paulo.
“Nossa solidariedade à toda a população do Paraná e às famílias vítimas desse triste acidente aéreo. Eu perdi um filho em acidente aéreo, sei a dor que é isso. Toda nossa oração e nossos sentimentos”, disse.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A declaração foi dada nesta quinta-feira (15) após uma visita a fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
Em 2015, a queda de um helicóptero em Carapicuíba, na Grande São Paulo, matou Thomaz Alckmin, de 31 anos, filho mais novo do vice-presidente. Além dele, outras quatro pessoas morreram no acidente.
Thomaz Alckmin morreu em 2015 após queda de helicóptero em Carapicuíba
Alessandro Shinoda/Folhapress
O vice-presidente reforçou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deverá acompanhar os trabalhos de investigação do acidente, conduzidos pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
“O Cenipa vai investigar, vai apontar as causas do acidente, para que não se repita. O Cenipa é o órgão responsável pelo esclarecimento dos acidentes aéreos e já esta trabalhando nesse sentido”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
‘Parece que ele está viajando e no fim de semana vai estar em casa contando piadas’, diz familiar de vítima de queda de avião
Desembargador que disse que o Paraná tem ‘nível cultural superior ao Norte e Nordeste’ faz acordo, e CNJ arquiva investigação
Lula anuncia reabertura de fábrica de fertilizantes em Araucária com estimativa de 2 mil novos empregos
Fala foi dada pelo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, após evento na Região Metropolitana de Curitiba
Reprodução/RPC
A queda do avião que saiu de Cascavel
Tudo o que você precisa saber sobre a queda da aeronave em Vinhedo
Na sexta-feira (9) um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72, da Voepass Linhas Aéreas saiu de Cascavel e ia em direção a Guarulhos.
A aeronave voou por 1 hora e 35 minutos sem qualquer registro de ocorrências, até fazer uma curva brusca, despencar 4 mil metros em aproximadamente 1 minuto e sumir do radar, após explodir no terreno de uma casa em um condomínio residencial em Vinhedo.
Veja lista de ocupantes do avião
Segundo a companhia aérea, a aeronave decolou de Cascavel sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação, e todos os tripulantes com habilitação válida.
Avião que caiu em Vinhedo, SP, ficou destruído
Arquivo pessoal
Ainda não se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorrência de um estol — que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar —, segundo especialistas.
A Voepass divulgou um telefone, disponível 24h, para prestar informações a familiares de vítimas, colaboradores e interessados: 0800 9419712.
Em nota, a companhia disse priorizar “prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas” e que colabora com as autoridades para apuração das causas do acidente.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente.
LEIA MAIS:
Advogada morta em queda usava redes sociais para orientar passageiros que tiveram problemas com companhias aéreas
‘Me atrasei e acabei não pegando esse voo’, diz homem que iria embarcar no avião
‘Morreram 58 passageiros e eu seria o número 59’, diz veterinário que se atrasou por 2 minutos e não conseguiu embarcar em avião
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.