Idoso de 87 anos comemora aniversários saltando de paraquedas após vencer câncer: ‘Liberdade’; VÍDEO


Manoel Urbano já saltou de paraquedas três vezes desde que venceu o câncer. Com o apoio de familiares, idoso criou a ‘tradição’ de celebrar o aniversário nos ares. Após se curar de câncer agressivo, idoso realiza sonho de pular de paraquedas
O aposentado Manoel Urbano Neto, de 87 anos, tem a tradição de comemorar o próprio aniversário saltando de paraquedas. A prática acontece desde 2020, quando ele venceu um câncer agressivo que atingiu o esôfago e o estômago. “Você se liberta”, contou o idoso.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
‘Urbano’ teve um câncer intestinal em 2001, mas operou e venceu a doença no ano seguinte. Em 2019, porém, descobriu um novo e mais agressivo tumor. Depois da segunda recuperação, os aniversários dele ganharam um novo “significado” e passaram a ser cheios de adrenalina.
Para o idoso que perdeu 20 kg por conta da doença, saltar de paraquedas é como “descer igual [a] um foguete”. A tradição começou em 2020, sendo repetida em 2023 e 2024. Não fosse a pandemia de Covid-19, o aposentado também teria praticado em 2021 e 2022.
Contrariando expectativas
Manoel Urbano (embaixo) e instrutor durante salto em Boituva (SP)
WOW Paraquedismo
Em 2019, quando foi diagnosticado com câncer pela segunda vez, Manoel fez sessões de quimioterapia e foi operado em um hospital de São Paulo. Ele chegou a ficar internado por 20 dias após contrair uma bactéria hospitalar.
A neta dele, Milena Marques, de 23 anos, contou ao g1 que os médicos não acreditavam na cura do avô. O idoso, porém, contrariou as expectativas.
“Todo mundo falou que ele ia morrer, que ‘da cirurgia não passava’ porque nove horas de cirurgia é muito tempo para alguém que já tem 80 e poucos anos”, afirmou a jovem, que atribuiu a Deus a sobrevivência do avô.
Apesar do período difícil, Urbano se recuperou mesmo com as restrições alimentares e físicas. À época, ele já nutria o sonho de saltar, uma vez que cresceu assistindo paraquedistas pela televisão. Depois de explicar o antigo desejo à família, decidiu se arriscar e contratar uma empresa especializada.
Segundo Milena, a família não se preocupou com a ideia de Manoel pular de paraquedas, afinal, já tinha vencido uma doença. Além dele, duas netas e um neto já superaram o medo e seguiram os passos do parente.
Profissional com câmera grava salto de Manoel Urbano e instrutor
WOW Paraquedismo
Para realizar o desejo, Urbano consultou um médico e foi submetido a exames do coração. Ele foi liberado e saltou pela primeira vez em um campo específico para a atividade em Boituva (SP), no início de 2020. A tradição consiste em saltos após o aniversário, que é celebrado em 28 de janeiro.
“O sentimento é de liberdade. Você se liberta. O ser humano tinha que ter nascido com asas […]. É uma sensação que nem tenho palavras. Você tem que realizar aquilo que tem vontade de fazer e fazer com amor, com carinho”, disse Urbano.
‘Muita história para contar’
Manoel Urbano e o neto Diego se preparando para saltar de paraquedas neste ano
Diego Urbano
De acordo com o idoso, a empresa contratada leva um grupo de pessoas dentro de um avião de pequeno porte até o local de salto.
A cerca de 3,6 mil km de altura, a porta se abre e cada um salta acompanhado de um instrutor. Para registrar o momento de aventura nas vezes em que pulou, Manoel leva um profissional de filmagem para gravar a própria reação.
“O que Deus quiser para mim, estou muito satisfeito. Eu agradeço a Deus. Estou com 87 anos de idade, já tenho muita história para contar. Tenho uma família maravilhosa, seis netas, dois netos e três bisnetos, que são a minha vida”, afirmou ele.
A emoção de estar nos ares é tão grande que o idoso espera comemorar o aniversário de 88 anos da mesma maneira, em fevereiro de 2025: “Realizei meu sonho e, se Deus quiser, se eu estiver com vida e com saúde, estarei lá no ano que vem também”.
Morador de Santos (SP) no chão após o salto
WOW Paraquedismo
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.