Santa Catarina tem 10 casos confirmados de mpox

Santa Catarina já registra 10 casos confirmados da mpox, doença conhecida como varíola dos macacos, neste ano. Segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), são cinco em Florianópolis, quatro em Itajaí e um em Balneário Piçarras.

No ano passado, de acordo com a Dive-SC, o Estado apresentou 50 casos confirmados pela doença.

O Ministério da Saúde instalou ontem (15) um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para coordenar as ações de resposta à mpox no Brasil. Dados da pasta brasileira indicam que, desde 2023, o país apresenta estabilidade no número de infecções

Com o aumento na disseminação no continente africano, a doença foi declarada emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na quarta-feira (15).

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

Com informações da Agência Brasil e ND Mais

O post Santa Catarina tem 10 casos confirmados de mpox apareceu primeiro em PIXTV .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.