Comércio eletrônico impulsiona mercado de galpões logísticos

Comércio eletrônico impulsiona mercado de galpões logísticos

Os galpões logísticos são peças fundamentais no jogo da logística moderna, atuando como centros estratégicos de armazenamento, distribuição e gerenciamento de estoques. Com o aumento do comércio eletrônico e a mudança nos padrões de consumo, a demanda por essas estruturas tem crescido bastante.

Segundo dados do setor, nos últimos cinco anos, o mercado de galpões logísticos no Brasil teve um crescimento médio anual de 8%, demonstrando uma clara tendência de expansão. Hoje o estoque total de galpões logísticos no Brasil alcança 25 milhões de metros quadrados, dos quais, 9,5% desta área está na Região Sul.

Eu conversei com especialistas da área de logística, e eles me garantiram que o crescimento continuará nos próximos anos, impulsionado pelo aumento das vendas online e pela necessidade das empresas de otimizarem suas operações logísticas para atenderem às demandas do mercado de forma mais eficiente.

A verdade é que ter centros logísticos em diferentes locais é uma questão cada vez mais relevante no mercado e também um diferencial. Afinal de contas, o Brasil conta com quase 80 mil quilômetros de rodovias pavimentadas. Portanto, integrar e coordenar atividades logísticas é fundamental para garantir uma gestão eficiente das operações em todo o território nacional.

Essa questão é ainda mais relevante para as vendas via e-commerce. Ou seja, ter o chamado multiestoque significa unificar vários centros de distribuição, lojas e demais depósitos e os disponibilizar para atender as compras pela internet. Entre as principais vantagens estão a maior competitividade nos prazos de entrega e redução dos custos de envio.

De acordo com informações que eu obtive junto a especialistas, em primeiro lugar, as empresas precisam fazer avaliações que antecedem a definição dos locais de posicionamento de seus centros logísticos. Nesse sentido, deve-se considerar onde os clientes ou potenciais clientes estão, para então definir um local que possibilite entregas rápidas.

Outro ponto a ser considerado, é o fiscal, pois a origem e o destino de cada pedido determinarão a quantidade de imposto sobre a venda, e em alguns casos pode afetar a margem de lucro.

Por fim, é importante conhecer a malha logística da região, quais transportadoras podem fazer a coleta diária e se é possível receber clientes que vão retirar as mercadorias pessoalmente. No caso de grandes empresas, a estratégia adotada é ter centros logísticos em diferentes localidades, pois além de reduzir os custos é uma vantagem competitiva essencial para atender às crescentes expectativas de rapidez e eficiência no comércio eletrônico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.