Explosões alteram rotina da capital federal; veja imagens

A capital federal, Brasília, amanheceu envolta aos trabalhos das equipes de segurança que atuam nesta quinta-feira (14),  após explosões na Praça dos Três Poderes.

Na noite de quarta (13), um homem — identificado como Francisco Wanderley Luiz — morreu após detonar artifícios explosivos em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes, por volta das 19h30, houve a primeira explosão: a do carro de Francisco, conhecido com “Tiu França”, no anexo 4 da Câmara dos Deputados, segundo informações da governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP). O local fica a aproximadamente 500 metros da praça.

As autoridades permaneceram durante toda a noite realizando uma operação de varredura antibombas no local. A polícia também atua para desativar artefatos plugados no corpo do indivíduo.

Após as explosões, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ativou o Plano Escudo — que permite a atuação do Exército nos palácios do Planalto, da Alvorada e do Jaburu e da Granja do Torto sem uma operação formal de Garantia da Lei e da Ordem.

A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito policial para investigar o caso.

Agenda das autoridades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter as agendas no Palácio do Planalto ao longo desta quinta-feira.

Lula tem agendas no local das 9h30 às 11h15 no Planalto. O presidente fará a apresentação de cartas credenciais de embaixadores do Panamá, da Namíbia, da Etiópia e da Guiana. Às 16h, ele embarca para o Rio de Janeiro.

A Praça dos Três Poderes foi completamente isolada após as explosões. Na manhã desta quinta, a Polícia Militar informou que o trânsito estava fluindo até a avenida das Bandeiras, na altura do Itamaraty.

No STF, o expediente foi suspenso até o meio-dia desta quinta. A situação será reavaliada ao longo do dia.

A situação é semelhante na Câmara dos Deputados. Em decisão publicada na noite de quarta, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), determinou a suspensão de todas as atividades até o meio-dia, “incluindo sessões plenárias, reuniões de comissões e demais eventos programados”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cancelou o expediente desta quinta na Casa.

Quem é Francisco Wanderley Luiz

Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos foi candidato a vereador pelo PL em 2020 na cidade de Rio do Sul, no interior de Santa Catarina, a 200 quilômetros de Florianópolis. Na ocasião, ele recebeu 98 votos e não conseguiu uma vaga na Câmara Municipal.

A CNN entrou em contato com PL Nacional e de Santa Catarina, mas ainda não teve retorno.

Segundo declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele teria R$ 263 mil em bens. Os valores eram divididos entre motocicletas, três carros e um prédio residencial.

O homem estava morando em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. No imóvel, policiais acharam sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com uma testemunha, França possuía uma espécie de “carretinha”, a mesma que foi localizada no estacionamento do STF próximo ao seu veículo que também explodiu.

6×1, 5×2, 4×3: conheça os tipos de escala de trabalho

Este conteúdo foi originalmente publicado em Explosões alteram rotina da capital federal; veja imagens no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.