Acidente ou sabotagem? Autoridades investigam como cabos submarinos foram cortados

Investigadores estão tentando desvendar o mistério de como dois cabos submarinos de internet no Mar Báltico foram cortados com poucas horas de diferença. Autoridades europeias dizem acreditar que a interrupção foi um ato de sabotagem, e as autoridades norte-americanas sugerem que provavelmente foi um acidente.

Os dois cabos – o BCS Leste-Oeste, que liga a Lituânia e a Suécia, e o C-Lion1, que liga a Finlândia à Alemanha – foram subitamente interrompidos no domingo (17) e na segunda-feira (18).

Os líderes europeus foram rápidos em expressar as suas suspeitas. O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, disse que “ninguém acredita que estes cabos tenham sido cortados acidentalmente”.

Os ministros das Relações Exteriores da Finlândia e da Alemanha afirmaram numa declaração conjunta que estavam “profundamente preocupados” com o incidente e levantaram a possibilidade de que fosse parte de uma “guerra híbrida”, mencionando especificamente a Rússia na sua declaração.

A avaliação deles não foi tirada do nada. A Rússia foi acusada de travar uma guerra híbrida contra a Europa depois de uma série de incidentes suspeitos, ataques incendiários, explosões e outros atos de sabotagem em vários países europeus terem sido rastreados até Moscou.

E a interrupção dos cabos ocorreu poucas semanas depois de os EUA terem avisado que Moscou provavelmente atacaria infraestruturas submarinas críticas. Isto seguiu-se a meses de movimentos suspeitos de navios russos em águas europeias e ao reforço significativo de uma unidade marítima secreta russa dedicada, encarregada de inspecionar o fundo do mar.

Mas duas autoridades americanas familiarizadas com a avaliação inicial do incidente disseram à CNN na terça-feira (19) que os danos não foram considerados atividades deliberadas da Rússia ou de qualquer outra nação.

Em vez disso, os dois funcionários disseram à CNN que acreditavam que isso provavelmente foi causado pelo arrasto da âncora de um navio que passava. Acidentes desse tipo já aconteceram no passado, embora não em uma sucessão rápida como os dois de domingo e segunda-feira.

O Kremlin rejeitou nesta quarta-feira (20) as sugestões “risíveis” de que estava envolvido, dizendo que era “absurdo continuar a culpar a Rússia por qualquer coisa sem qualquer fundamento”.

Ainda assim, as agências responsáveis ​​pela aplicação da lei tanto na Suécia como na Finlândia indicaram que acreditam que os danos foram deliberados.

A Promotoria Sueca disse na terça-feira que lançou uma investigação preliminar sobre uma suspeita de sabotagem. Então, nesta quarta-feira, o Gabinete Nacional de Investigação da Finlândia anunciou que estava abrindo uma investigação sobre os supostos crimes de danos criminais agravados e interferência agravada nas comunicações.

Um navio em particular despertou o interesse das autoridades e de detetives online.

O navio Yi Peng 3, de bandeira chinesa, foi avistado na área na época em que os dois cabos foram cortados. O graneleiro partia do porto russo de Ust-Luga, onde atracou por vários dias.

Nesta quarta-feira, as Forças Armadas dinamarquesas afirmaram estar presentes na área perto de Yi Peng 3, mas não informaram se perseguiram o navio.

Questionado sobre o navio durante uma coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, disse que “não estava ciente da situação”.

Ele disse que a China “sempre cumpriu integralmente as suas obrigações de Estado de bandeira e exige que os navios chineses cumpram estritamente as leis e regulamentos relevantes”.

“Também atribuímos grande importância à proteção da segurança das infraestruturas submarinas e trabalhamos com a comunidade internacional para promover ativamente a construção e proteção de cabos submarinos e outras infraestruturas de informação globais”, disse ele.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Acidente ou sabotagem? Autoridades investigam como cabos submarinos foram cortados no site CNN Brasil.

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