Quevedo: cinco pontos para entender “Buenas Noches”, o novo álbum do espanhol

O cantor espanhol Quevedo, 22, lançou na noite da última quinta-feira (21) seu novo álbum “Buenas Noches”. O disco é o segundo na carreira do cantor, que foi o mais ouvido da Espanha em 2023.

O álbum seria lançado no início de novembro, mas foi adiado após as enchentes que deixaram mais de 200 mortos na região de Valência, na Espanha.

No final de outubro, o artista já havia divulgado o primeiro hit do álbum, “Duro”. A música, inclusive, foi uma das que Quevedo cantou em sua apresentação no Grammy Latino deste ano e marcou a volta do espanhol à indústria musical.

Ao longo das 18 faixas de “Buenas Noches”, Quvedo, que já morou no Brasil quando criança, passeia por diversos estilos. Ele procura diferentes gêneros além dos tradicionais trap e reggaeton, que foram marcantes no início da carreira do artista principalmente no primeiro álbum, “Donde Quiero Estar”.

“Este álbum reflete tudo o que vivencio naquelas horas tranquilas depois da meia-noite, quando digo boa noite ao mundo. É um álbum que explica o meu novo modo de vida e tudo o que me rodeia. O título não fala de sono ou descanso, mas de tudo o que acontece quando me despeço dos outros: aqueles pensamentos às três da manhã, as conversas profundas, os momentos de reflexão, as noites no escritório, as festas e tudo mais que acontece quando a noite realmente começa”


Quevedo, em comunicado enviado à imprensa

O destaque principal do disco foi para “Kassandra”, primeira música do álbum e que fala sobre o relacionamento entre uma pessoa comum e uma pessoa famosa.

Porém, “Buenas Noches” vai além. A CNN listou cinco pontos para entender o novo projeto de Quevedo.

Confira cinco pontos para entender o novo álbum de Quevedo:

1. Referências aos anos 2000


• Reprodução/Redes Sociais

Quevedo é um dos principais artistas da música latina que pertencem à Geração Z. Assim, seguindo a tendência de outros astros pop, o cantor — que vai completar 23 anos em dezembro — também trouxe referências aos estilos que marcaram as primeiras décadas do século.

A primeira delas é a própria capa do álbum, na qual Quevedo reproduz uma icônica foto de Michael Jordan, de quando a lenda do basquete se aventurou no baseball.

Outras estão presentes ao longo do disco, principalmente na faixa “Mr. Moondial”, feita em parceria com o rapper Pitbull – que é conhecida como Mr. Worldwide.

O hit segue o estilo já conhecido de Pitbull, que foi consagrado em faixas como “Feel This Moment”, “Timber” e “Give Me Everything”.

2. Feats com nomes conhecidos e em ascensão na música

Além da com Pitbull, também há “Gran Vía”, um feat com Aitana, uma das artistas jovens que, assim como ele, fazem bastante sucesso na Espanha. Havia uma certa expectativa para a música, já que o próprio Quevedo havia apresentado um trecho dela durante uma live.

No álbum, há também colaborações com os artistas:

  • La Pantera, rapper das Ilhas Canárias com quem repete as parcerias de sucesso em “Cayó La Noche” e “Piel de Cordero” – “Halo”;
  • Sech, panamenho conhecido pelos hits “Volando” e “Otro Trago” – “Te Fallé”;
  • Sin Nombre, rapper dominicano – “14 Febreros”;
  • Yung Beef, espanhol que mistura armadilha, salsa e reggaeton“LA 125”;
  • Rels B, considerado uma das grandes estrelas em ascensão da música urbana espanhola – “Los Días Contados”;
  • De La Rose, rapper porto-riquenha que está no Top 5 do Spotify Espanha com “QUEVASHACERHOY” – “Amaneció”;
  • De La Guetto, conhecido astro do reggaeton com quem Quevedo já colaborou em “My Love” – “Amaneció”

3. Menos reggaeton, mais pop

Em “Donde Quiero Estar”, lançado em 2023, Quevedo apostou no reggaeton. Já em “Buenas Noches”, o artista espanhol tentou ir além.

“Não é um álbum de reggaeton, salsa ou bachata. Tem um pouco de tudo. Existem muitas essências minhas e coisas novas. Surgiram aspectos de mim que talvez eu nem soubesse tanto”, afirmou Quevedo ao jornal El País, da Espanha.

No entanto, isso não quer dizer que o ritmo que o consagrou não está presente no disco. “POR ATRÁS” é a prova disso.

4. “La Seguridad”

Em agosto do ano passado, Quevedo viralizou no TikTok com um vídeo de 5,6 milhões de visualizações em que ouvia uma música na caixa de som. Na legenda, estava escrito: “Algo aleatório que nunca sairá”.

Os fãs logo começaram a chamar a música de “La Seguridad” e muitos pediram para que o artista a lançasse, mesmo enquanto o artista estava “desaparecido” da música.

@quevedoyouknow

Algo random que no saldra nunka

♬ sonido original – Quevedo

Quevedo, então, não cumpriu a promessa da postagem e lançou sim a faixa conhecida pelos fãs “La Seguridad”. No álbum, no entanto, a música levou o nome oficial de “Shibatto”.

 

5. “Columbia” fora do álbum

Um dos principais singles de Quevedo, “Columbia” — que concorreu ao Grammy Latino na categoria Melhor Música Urbana e possui mais de 220 milhões de visualizações no YouTube — não está presente neste novo projeto. Assim como “Buenas” e “La Última”, lançadas em 2023 e 2024, respectivamente.

As três músicas possuem, em sua letra, trechos em que o artista fala “Buenas Noches”.

Bônus: Turnê

A CNN antecipou que “Buenas Noches” sairia ainda em 2024, apesar de Quevedo ter passado meses fora da cena.

Agora, a expectativa é para a nova turnê do artista espanhol. Uma aba com a palavra Gira (“turnê”, em espanhol) está presente no site do artista. Após clicá-la, é possível ler “Tour???”.


• Reprodução/Site de Quevedo

Segundo apuração da CNN, a turnê vai acontecer no ano que vem e passará pela América Latina.

No entanto, ainda não se sabe se o Brasil estará na lista de países.

Quem é Quevedo?

Pedro Luis Domínguez Quevedo tem 22 anos e nasceu em Madri, na Espanha, mas se mudou ainda pequeno com a família para o Brasil. Quando tinha quatro anos, o espanhol foi morar em Gran Canaria, nas Ilhas Canárias, onde mais “se sente em casa”.

O artista iniciou a carreira em 2020, mas o grande sucesso veio dois anos depois. Após lançar “Ahora y Siempre” e o remix de “Cayó La Noche”, Quevedo foi convidado pelo produtor argentino Bizarrap para o projeto “Bzrp Music Sessions” (o mesmo da música que Shakira fala sobre Piqué).

O refrão “Quedate” caiu na boca da galera, e “Quevedo: Bzrp Music Sessions, Vol. 52” foi a música do verão europeu daquele ano. O hit desbancou “Envolver”, de Anitta, e ficou semanas no #1 do Spotify Global. Só o clipe da música tem mais de 600 milhões de visualizações no YouTube.

Em dezembro de 2023, a collab ganhou a categoria de Melhor Canção de Música Urbana no Grammy Latino. Neste ano, Quevedo também foi indicado na mesma categoria da premiação com o hit “Columbia”, mas não levou o prêmio.

Conheça a cantora brasileira de 16 anos indicada ao Grammy Latino

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quevedo: cinco pontos para entender “Buenas Noches”, o novo álbum do espanhol no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.