Polícia apura corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro em Parobé (RS)

Na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Civil, por meio da Divisão de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DCCOR/Deic), em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), deflagraram a Operação Confraria.

Leia também: Rússia anuncia vacina contra o câncer para 2025

A ação visa apurar indícios de corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro no município de Parobé, na Região Metropolitana de Porto Alegre, envolvendo rede estruturada e grupo criminoso. Diversas armas de fogo e ao menos 15 veículos foram apreendidos.

Cerca de 240 policiais civis cumpriram 43 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Também, foram apreendidos judicialmente mais de 30 imóveis e 50 veículos. Além disso, foi determinado pela justiça 43 afastamentos de sigilo bancário, fiscal e financeiro, incluindo criptoativos.

Ao todo, há 42 pessoas físicas e jurídicas estão sendo investigadas.

O esquema envolvia a manipulação de processos licitatórios, com uso de “laranjas” na gestão de empresas, aquisição de bens, como imóveis e veículos. Os recursos financeiros angariados ilicitamente eram empregados para ocultar sua origem, caracterizando crimes de lavagem de dinheiro, disse a polícia.

Medidas cautelares, como o afastamento de sigilos bancário e fiscal, também foram aplicadas para aprofundar a análise das movimentações financeiras.

O post Polícia apura corrupção, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro em Parobé (RS) apareceu primeiro em PIXTV .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.