Calor e umidade favorecem riscos de acidentes com animais peçonhentos

Calor e umidade favorecem riscos de acidentes com animais peçonhentos

O calor e a umidade aumentam a incidência de animais peçonhentos. Isso ocorre porque a elevação da temperatura favorece a reprodução destes animais. Os meses de dezembro a março, em geral, registram cerca de 40% dos acidentes e envenenamentos com serpentes, escorpiões e aranhas.

A bióloga da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Juliana Cequinel, indica algumas medidas simples e eficazes para prevenir acidentes.

Em relação a serpentes e outros animais comuns em áreas de matas fechadas, a orientação é utilizar botas, perneiras, luvas e evitar tocar em locais como ocos de árvores e montes de lenha. Ao encontrar algum animal peçonhento, a recomendação é afastar-se com cautela e acionar os bombeiros ou a polícia ambiental.

Em caso de picadas ou mordidas, a orientação é lavar a região com água e sabão e procurar atendimento médico imediatamente.

Em caso de acidentes com águas-vivas e caravelas, a recomendação é lavar a área de contato com água salgada e buscar o posto de guarda-vidas mais próximo para a aplicação de vinagre.

Reportagem: Giovanna Mateus com supervisão de Vanessa Fontanella

Adicionar aos favoritos o Link permanente.