Especialista dá dicas para você evitar cair em golpes online e fala da nova modalidade da fraude


Marcelo Carvalho, CEO do Grupo Euro17, chama a atenção para novos golpes envolvendo Inteligência Artificial. Marcelo Carvalho – CEO Grupo Euro 17
divulgação
“Para não cair em golpes online, evite fazer qualquer tipo de pagamento e divulgar informações pessoais”. A orientação vem do CEO do Grupo Euro 17, Marcelo Carvalho, que acompanha as constantes tentativas de fraudes enfrentadas pelos brasileiros. Segundo a Serasa Experian, só no final do ano passado, foram registradas 837.419 tentativas de fraudes contra consumidores e empresas nacionais, uma a cada 3,2 segundos.
Dentre os crimes mais comuns, ele lembra do golpe do WhatsApp, do comprovante de Pix falso para que seja “devolvido” o valor, de empréstimo para supostos conhecidos e de falsas oportunidades de investimentos, como as famosas “pirâmides de negócios” e aqueles investimentos que prometem um ganho muito acima da realidade do mercado.
Com a evolução da tecnologia, os fraudadores vêm se mostrando cada vez mais “eficientes” quando o assunto é roubar senhas pessoais e solicitar dinheiro. Marcelo, por exemplo, lembra um recente caso de golpe usando Inteligência Artificial (IA): “Soube de uma advogada que recebeu uma ligação por vídeo, acredite, da filha pedindo dinheiro. Ela, atenta, perguntou ‘qual o nome do nosso cachorrinho?’. Caiu a linha. A senha delas é o nome do pet. Por isso, orientamos que a família tenha um código em comum”, sugere o executivo.
Confira outras dicas para você não cair em golpes online:
Pesquise sempre. Antes de usar qualquer serviço de uma empresa, procure avaliações nos sites mais conhecidos do mercado e verifique se ela é idônea e cumpre tudo que está previsto em contratos;
Desconfie sempre das ofertas recebidas por preços extremamente atrativos, recebidas por WhatsApp, SMS ou e-mail;
Nunca compartilhe links e arquivos que chegam para você via comunicador instantâneo ou redes sociais. Um simples “clique” pode contaminar seu celular ou computador;
Não forneça informações pessoais por telefone sem antes verificar com quem você está conversando;
Senhas são pessoais, secretas e intransferíveis. Nunca as forneça a ninguém;
Confirme sempre com amigos ou familiares pedidos de transferência ou pagamento via Pix. É comum que os contatos sejam clonados e você acredite que esteja conversando com alguém conhecido;
Acompanhe a movimentação de sua conta e seus investimentos constantemente. Se houver qualquer sinal de fraude, acione sua instituição financeira imediatamente.
Para mais dicas, acesse o site do Grupo Euro17.
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